Copa do Brasil: o que esperar dos jogos de volta das Quartas de Final

Confira como vêm os times, o histórico dos confrontos e o que cada equipe precisa para se classificar



A Copa do Brasil 2019 está em fase decisiva, mais especificamente nas quartas de final. Os quatro times que continuarão na competição, para a semifinal, serão conhecidos nesta quarta-feira (17) nos jogos de volta. No primeiro jogo, Palmeiras e Cruzeiro conseguiram vantagem, enquanto Bahia x Grêmio e Flamengo x Athletico/PR são confrontos mais equilibrados até o momento, com empates por 1 a 1 na ida.

Para você ter conhecimento do que está na disputa, preparamos um resumo de cada um dos quatro jogos, consideradas "decisões" pelos clubes. O que cada time precisa para classificar, os desfalques, o histórico dos jogos passados. Tudo isso você pode ler a seguir, no esquenta que a equipe do CB preparou para você ficar antenado no assunto Copa do Brasil. Confira!


  • Bahia x Grêmio

Bahia e Grêmio abrem os jogos de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A partida acontece nesta quarta-feira (16), às 19h15, na Arena Fonte Nova. Depois de um empate por 1 a 1 em Porto Alegre, quem vencer o confronto desta quarta estará classificado para a próxima fase. Enquanto os baianos jamais passaram para as semifinais do torneio, o Grêmio busca seu 6º título - o que o igualaria ao Cruzeiro, como times com mais títulos na competição.

Leia Também - Maiores campeões da Copa do Brasil

O Esquadrão de Aço ficou no quase em seis oportunidades. As melhores campanhas levaram o clube até as quartas de final de 1989, 1990, 1999, 2002, 2012 e 2018. Se passar pelo Grêmio, o tricolor baiano chega à sua melhor trajetória na história da Copa do Brasil. Para isso, contará com mais de 40 mil torcedores na Arena Fonte Nova, que terá casa cheia. O técnico Roger Machado tem uma dúvida quanto a escalação. O lateral-direito Nino Paraíba, que saiu lesionado no jogo de ida, pode não jogar. Caso não tenha condições, Flávio será seu substituto.

Pelo lado gremista, o técnico Renato Gaúcho não tem grandes problemas para escalar seu time. Portaluppi tenta fazer com que o atacante André, com 500 minutos sem balançar as redes, volte a marcar gols e o sustenta no time titular. A grande esperança do Grêmio é o atacante Everton, um dos destaques da Seleção Brasileira na conquista da Copa América. Nos últimos cinco jogos do Brasileirão, o tricolor gaúcho ganhou cinco - a derrota foi justamente para o Bahia, em Salvador.

Ficha Técnica - Bahia x Grêmio

Data: 17/07/2019 (quarta-feira)

Horário: 19h15

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador/BA

Bahia: Douglas; Nino Paraíba (Flávio), Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Élton e Ramires; Artur, Élber e Gilberto 

Técnico: Roger Machado

Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André 

Técnico: Renato Gaúcho

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA/SC)

Auxiliares: Kléber Lúcio Gil (FIFA/SC) e Bruno Pires (FIFA/GO)


  • Flamengo x Athletico

Depois de um empate por 1 a 1 na Arena da Baixada, Flamengo e Athletico reeditam a final da Copa do Brasil de 2013 e se enfrentam nesta quarta-feira (17), no Maracanã, às 21h30. Assim como em Bahia e Grêmio, quem vencer no Rio de Janeiro se classifica para as semifinais. Recentemente, as duas equipes protagonizaram um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro. No mesmo Maracanã, o Fla venceu o Furacão por 3 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0.

Para a "decisão" desta quarta, o técnico português Jorge Jesus aproveita a lua de mel com a torcida após a goleada sobre o Goiás, no final de semana, por 6 a 1. Com todos jogadores à disposição, Willian Arão, Cuellar e Diego disputam duas vagas no meio campo. Renê e Trauco, este último tendo jogado bem contra o Goiás, também concorrem lugar na lateral-esquerda. Éverton Ribeiro, voltando aos poucos de uma contusão, pode dar lugar a Vitinho.

Leia Também - Conheça Jorge Jesus, novo técnico do Flamengo

No Athletico, a única dúvida que paira na cabeça de Tiago Nunes é na posição de volante. Wellington ou Lucho González será titular na partida decisiva contra o Flamengo, no Maracanã. Ao contrário da edição de 2013, quando o Furacão perdeu a final para o mesmo rubro-negro carioca, o Athletico busca uma sorte melhor no palco daquela decisão, o Maracanã.

Ficha Técnica - Flamengo x Athletico

Data: 17/07/2019 (quarta-feira)

Horário: 21h30

Local: Maracanã, em Rio de Janeiro/RJ

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê (Trauco); Willian Arão (Cuellar), Diego, Arrascaeta e Everton Ribeiro (Vitinho); Bruno Henrique e Gabigol

Técnico: Jorge Jesus

Athletico/PR: Santos; Jonathan, Léo Pereira, Robson Bambu e Márcio Azevedo; Wellington (Lucho González), Bruno Guimarães e Nikão; Rony, Marcelo Cirino e Marco Rúben

Técnico: Tiago Nunes

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)

Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (FIFA/BA) e Fabrício Vilarinho (FIFA/GO)


  • Atlético-MG x Cruzeiro

Por ser um clássico, a maioria das pessoas esperava que Atlético-MG e Cruzeiro seria o duelo mais equilibrado das quartas de final da Copa do Brasil. Mas o jogo de ida não demonstrou isso. Com show de Pedro Rocha, a Raposa venceu o Galo por 3 a 0. Para levar aos pênaltis, o Atlético necessita, então, de vencer por três gols de diferença. Para classificação de forma direta, é necessária uma vitória por quatro gols de distância. A bola rola às 19h15, na Arena Independência, em Belo Horizonte. 

No lado alvinegro de BH, o técnico Rodrigo Santana pode promover várias mudanças na equipe titular para tentar a classificação improvável. Chará, Cazáres, Zé Welison e Ricardo Oliveira podem perder lugar para Otero, Vina, Jair e Alerrandro, respectivamente. A ideia é deixar o time mais ofensivo e rápido e ganhar qualidade nas bolas paradas e chutes de longe com o venezuelano Otero.

Pelo lado do Cruzeiro, Fred deve seguir entre os suplentes. Pedro Rocha foi muito bem na vitória no jogo de ida e ganhou sua vaga. A dor de cabeça de Mano Menezes fica por conta da posição de volante. Jadson, ex-Fluminense e Ponte Preta, disputa titularidade com o argentino Ariel Cabral, também volante. 

Ficha Técnica - Atlético-MG x Cruzeiro

Data: 17/07/2019 (quarta-feira)

Horário: 19h15

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte/MG

Atlético/MG: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Jair), Elias, Luan, Cazáres (Vina) e Chará (Otero); Alerrandro (Ricardo Oliveira)

Técnico: Rodrigo Santana

Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Jadson (Ariel Cabral), Robinho, e Thiago Neves; Marquinhos Gabriel e Pedro Rocha

Técnico: Mano Menezes

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Auxiliares: Daniel Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)


  • Internacional x Palmeiras

Inter e Palmeiras decidem a vaga para a semifinal na Copa do Brasil nesta quarta-feira (17) também, como todos os jogos. A bola rola a partir de 21h30, na Arena Beira-Rio. Para se classificar, o Internacional precisa ganhar por dois gols de diferença e conta com o faro do artilheiro peruano Guerrero. Triunfo colorado por um gol leva a disputa para as penalidades. O Palmeiras se classifica com um empate ou, evidentemente, ao vencer o jogo.

Leia Também - Guerrero chega a marca de 100 gols vestindo a camisa de um time brasileiro

Com um problema físico, o lateral Zeca é o desfalque do técnico Odair Helmann, no Internacional. O experiente Bruno atua em seu lugar. No lado do Palmeiras, não bastasse o elenco milionário, o técnico Felipão terá todos os jogadores à disposição. Em caso de levar cartão amarelo, Felipe Melo não atua no jogo de ida das semi em casa de classificação do Palmeiras. É o único pendurado no clube alviverde. 

Ficha Técnica - Internacional x Palmeiras

Data: 17/07/2019 (quarta-feira)

Horário: 21h30

Local: Arena Beira Rio, em Porto Alegre/RS

Internacional: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson, D’Alessandro e Patrick; Nico López e Guerrero

Técnico: Odair Helmann

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael e Deyverson 

Técnico: Felipão

Árbitro: Rafael Traci (SP)

Auxiliares: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA/RJ)


Transmissão dos Jogos 📺

Saiba aonde você pode assistir os jogos das quartas de final da Copa do Brasil 2019:

- Bahia x Grêmio terá transmissão ao vivo pelos canais SporTV e Premiere, que também irão passar os jogos em seus aplicativos e sites.

- Flamengo x Athletico terá transmissão ao vivo pelos canais SporTV, Premiere e TV Globo (para o Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina e estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste).

- Atlético x Cruzeiro terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV e Premiere, que também passarão o jogo online em seus sites e aplicativos.

- Inter x Palmeiras terá transmissão ao vivo pelos canais Premiere, SporTV e TV Globo (para São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais), que também irão transmitir a partida através de seus sites e aplicativos.

Vários sites, como o GloboEsporte.com e o Estadão, vão acompanhar os jogos em tempo real. 

chaveamento-copa-do-brasil-2019

Lembrando que, os times que avançarem para as semi-finais garantem uma premiação de R$ 6,7 milhões (confira a premiação de cada fase da Copa do Brasil 2019). Nada mal né?! 🤑

E aí torcedor, quais serão os 4 times vencedores do duelos?

Por Matheus Alves

Copa do Brasil quartas de final jogos escalação transmissão
Voltar