Maiores campeões da Copa do Brasil

Saiba quais são os times com mais títulos da Copa do Brasil



A Copa do Brasil é a segunda maior competição nacional e pode ser considerada a mais democrática pelo número de equipes participantes. Nesta edição foram 91 participantes, das 27 federações do futebol brasileiro.

Os critérios utilizados para definir os times foram os seguintes: 10 primeiros da Série A e o último campeão; 70 times que disputaram as competições estaduais, de acordo com o critério de suas federações e, por fim, mais 10 seguindo a ordem do Ranking Nacional de Clubes.

Veja os 91 times participantes da Copa do Brasil 2019!

Apesar do grande número de participantes, o torneio possui apenas 10 vencedores em sua história. Sendo que todos eles estão concentrados no Sul e no Sudeste do país. Por isso, listamos os Maiores Campeões da Copa do Brasil. 

Cruzeiro - 6 títulos 🏆 

Chamado carinhosamente pela torcida de Rei de Copas, o Cruzeiro é o maior vencedor de Copas do Brasil. O clube mineiro foi campeão da competição em 6 oportunidades (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018). 

Na última temporada a equipe celeste, além de bater o recorde de títulos, se tornou também o primeiro clube a ganhar o torneio por dois anos consecutivos. Além de levantar a taça, a Raposa já bateu na trave algumas vezes. O time de Minas Gerais foi vice em 2 ocasiões  e semifinalista em outras 2 oportunidades.

via GIPHY

Grêmio - 5 títulos 🏆 

E quando se trata de números  de títulos na Copa do Brasil, o Grêmio fica atrás somente do Cruzeiro. O clube gaúcho venceu a competição 5 vezes (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016). Sendo que o último  êxito foi em cima de um time se Minas Gerais, o Atlético-MG. 

Sempre se destacando entre as melhores equipes do Brasil, o Imortal ficou no quase em 4 oportunidades, em segundo lugar. Além do mais, já foi semifinalista em 5 ocasiões. 

Flamengo - 3 títulos 🏆 

E de times celestes, vamos para um rubro-negro. O Flamengo levantou a taça da Copa do Brasil nos anos de 1990, 2006 e 2013. Assim como o Grêmio, o time ficou com vice 4 vezes, e foi semifinalista em 5 oportunidades. 

Na última vez que foi campeão do torneio, o clube carioca bateu o Atlhetico Paranaense. O detalhe é que depois deste título o time não ganhou nenhuma outra competição nacional. 

Corinthians - 3 títulos 🏆 

Do Rio de Janeiro vamos à São Paulo. O próximo da lista é o Corinthians, que assim como o Flamengo possui três títulos da Copa do Brasil na conta. O Timão alcançou êxito na segunda maior competição do país em 1995, 2002 e 2009. O último triunfo foi em cima do Internacional. 

Ano passado o alvinegro chegou à final do torneio, mas acabou sendo derrotado pelo Cruzeiro. Além disso, o time paulista foi vice em outra oportunidade. 

Palmeiras - 3 títulos 🏆

Maior rival do Corinthians, o Palmeiras está empatado com o timão em números de títulos da Copa do Brasil. Os êxitos do clube alviverde foram em 1998, 2012 e 2015, sendo que o último foi contra outra equipe paulista, o Santos. 

Apesar de estar entre o 5 maiores vencedores do torneio, a prioridade do Palmeiras, nos anos mais recentes tem sido o Campeonato Brasileiro. Não à toa, a equipe é decacampeã da maior competição nacional.


Leia Também - Confira a premiação de cada fase da Copa do Brasil 2019

Além dos times citados acima a Copa do Brasil já teve outros 5 vencedores. Cada um deles venceram em uma oportunidade: Internacional (1992); Fluminense (2007); Santos (2010); Vasco (2011) e Atlético-MG (2014).

Atualmente estamos na fase de quartas de final da competição, e os maiores campeões - exceto o Corinthians, eliminado pelo Flamengo - estão na briga por mais um título. Na sua opinião, quem será o Campeão da Copa do Brasil 2019? Participe, vote na nossa enquete e compartilhe!

Por Daniela Versiane

maiores campeões copa do brasil títulos Cruzeiro Grêmio
Voltar