Técnicos com mais títulos do Campeonato Brasileiro

Confira a lista dos 12 técnicos com mais títulos da Série A do Brasileirão



A partir de 1959 a Taça Brasil, que equivale ao Brasileirão, foi disputada pelas principais equipes do país. Em 1971, a competição passou a ter o nome que leva até hoje e em 2003 se instaurou a forma de pontos corridos no torneio. Desde a primeira edição, há técnicos que se destacaram com muitos títulos. Dessa forma, listamos os treinadores que mais venceram o Campeonato Brasileiro Série A.

Para chegar a uma lista, selecionamos todos os nomes daqueles que levantaram a taça do Brasileirão por mais de uma vez e chegamos a 12 técnicos. São eles: Lula, Vanderlei Luxemburgo, Rubens Minelli, Muricy Ramalho, Osvaldo Brandão, Ênio Andrade, Mário Travaglini, Telê Santana, Antônio Lopes, Marcelo Oliveira, Tite, e Luiz Felipe Scolari.

Confira a lista dos 12 técnicos com mais títulos do Campeonato Brasileiro! 🏆

Lula, pentacampeão brasileiro

Luís Alonso Pérez treinou o Santos de 1954 a 1966, e nesse período foi pentacampeão brasileiro consecutivamente, de 1961 à 1965. Feito nunca repetido por nenhum outro técnico. Incrível, não?!

O treinador criou o histórico trio Pelé, Pepe e Coutinho, que marcou uma das gerações mais vencedoras do futebol mundial. Lula comandou o peixe em 949 jogos, dos quais venceu em 771 oportunidades. Outro recorde que não foi alcançado até hoje.

O comandante saiu do time paulista em 1966. Anos mais tarde chegou a treinar o Corinthians, mas não repetiu o sucesso. Em 1972, com apenas 50 anos, Lula faleceu após um implante no rin mal sucedido.

pele-pepe-coutinho

O trio Pelé, Pepe e Coutinho foi treinado pelo Lula

Vanderlei Luxemburgo, pentacampeão brasileiro

Ao lado de Lula, Vanderlei é o maior vencedor do Campeonato Brasileiro com cinco conquistas. Em 93 e 94, venceu com o Palmeiras. Quatro anos mais tarde, levantou o caneco novamente, mas dessa vez pelo maior rival do alviverde, o Corinthians.

Em 2003, Luxa não só foi vencedor do brasileirão com o Cruzeiro, mas também conquistou a tríplice coroa (Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), marca jamais alcançada por outro clube.

No ano seguinte, Luxemburgo conquistou o torneio nacional com o Santos, de Robinho e Diego. Esta foi a última vez que Vanderlei se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro.

Leia Também - 6 técnicos brasileiros e 1 estrangeiro que estão disponíveis no mercado

Rubens Minelli, tetracampeão brasileiro

Tetracampeão brasileiro, Rubens Minelli levantou a taça em três clubes diferentes. Além disso, foi tricampeão consecutivo como técnico. Em 1975 e 1976 conquistou o brasileirão com o Internacional.

Em 77 conseguiu êxito mais uma vez, no entanto em outro time, o São Paulo. Antes do tricampeonato que o consolidou, Minelli venceu pelo Palmeiras, em 1969, numa época em que o Santos dominava o futebol mundial.

Muricy Ramalho, tetracampeão brasileiro

Dos seis títulos conquistados pelo São Paulo, três foram com Muricy Ramalho, consecutivamente. O técnico é ídolo no tricolor por ter levantado a taça do Brasileirão de 2006 à 2008.

O trabalho do comandante no time paulista ficou marcado por um sistema com três zagueiros, que revelou Miranda, da seleção brasileira, ao mundo. Em 2009, treinando o Palmeiras, Muricy por pouco não se sagrou tetracampeão, no entanto acabou perdendo o título para o Flamengo, de Andrade.

Mas em 2010 voltou a levantar a taça, desta vez com o Fluminense. Pelo time das Laranjeiras contou com o craque argentino Darío Conca, que jogou nos 38 jogos do campeonato.

Atualmente Muricy está trabalhando como comentarista esportivo, porém vários torcedores clamam por sua volta aos gramados.

Osvaldo Brandão, tricampeão brasileiro

O Palmeiras é o maior campeão brasileiro, com 10 títulos e desses, três foram conquistados por Osvaldo Brandão. O treinador é o recordista de brasileirões pelo alviverde.

As façanhas foram alcançadas em 1960, 1972 e 1973. Os dois últimos triunfos decorreram de uma sequência de trabalho deixada por Rubens Minelli, que formou a equipe a partir da base. Dentre os jogadores destaca-se Ademir da Guia, considerado por muitos o maior atleta formado na academia.

Ênio Andrade, tricampeão brasileiro

Os três títulos do Campeonato Brasileiro conquistados por Ênio Andrade foram em equipes diferentes e da região Sul do país. O primeiro triunfo foi com o Internacional, numa campanha histórica do colorado em 1979. O alvirrubro venceu de forma invicta, sendo o único clube que alcançou esse feito até os dias atuais.

Dois anos mais tarde, Ênio levantou a taça do torneio nacional mais uma vez. No entanto, a façanha foi pelo maior rival do Inter, o Grêmio. Já em 1985, ainda em terras sulistas, o técnico foi campeão brasileiro pelo Coritiba. Essa foi a única vez que o Coxa venceu o Brasileirão.

Técnicos Bicampeões do Campeonato Brasileiro!

Mário Travaglini - As conquistas de Mário Travaglini foram pelo Palmeiras em 1967 e sete anos mais tarde, com o Vasco, em 74. O treinador ficou conhecido por juntar o estilo de jogo europeu com o Brasileiro. A principal inspiração do técnico foi a Laranja Mecânica, como ficou conhecida a Seleção Holandesa de 1974.

Telê Santana - Venceu o brasileirão por duas vezes, com um intervalo de tempo de 20 anos entre as conquistas. A primeira delas foi com o Atlético-MG na edição inaugural do Campeonato Brasileiro em 1971, após a extinção da Taça Brasil. Esse foi o único título do Galo no torneio nacional. O outro troféu do comandante foi com o São Paulo em 1991. O tricolor, que tinha Raí como protagonista, foi a base do elenco que no ano seguinte conquistaria a libertadores e o mundial, sob o comando de Telê.

Antônio Lopes - Também com dois títulos na carreira, Antônio Lopes venceu o Campeonato Brasileiro em 1997 com o Vasco e em 2005 com o Corinthians. O timão contou com o protagonismo de Carlitos Tévez, que foi eleito o melhor jogador da competição pela CBF. No entanto, o êxito da campanha do alvinegro foi manchada pelo escândalo da Máfia do Apito.

Marcelo Oliveira - Após chegar a duas finais da Copa do Brasil com o Coritiba, Marcelo Oliveira foi contratado pelo Cruzeiro e dessa vez não bateu na trave. Treinando a equipe celeste, o técnico venceu o brasileiro consecutivamente em 2013 e 2014. A Raposa manteve uma base nos dois anos, com jogadores de peso no elenco como Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro e o experiente Fábio. Dessa forma, Marcelo colocou o seu nome na história do time mineiro.

Tite - Atualmente treinando a Seleção Brasileira, Tite é, talvez, o maior treinador da história do Corinthians. O técnico levantou a taça do Brasileirão em 2011 e 2015. Neste período, o Timão contou com o protagonismo de Danilo e Emerson Sheik para alcançar os títulos. Além dos torneios nacionais, com Tite, o alvinegro faturou também o inédito título da Taça Libertadores em 2012 e conquistou o Mundial de Clubes.

Luiz Felipe Scolari - Técnico do penta com a Seleção, Luiz Felipe Scolari venceu o Campeonato Brasileiro por duas vezes. O primeiro título foi com o Grêmio no ano de 1996. E Felipão é, atualmente, o campeão do Brasileirão pelo Palmeiras.


Leia Também - Salário dos principais técnicos do Brasil

Da lista, apenas Tite e Felipão estão em atividade como técnicos, o primeiro no comando da Seleção Brasileira, e o segundo no comando do Palmeiras.

Por Daniela Versiane

técnico com mais títulos Campeonato Brasileiro
Voltar