Invasão Corintiana; a partida de futebol com mais torcedores visitantes da história

Fluminense e Corinthians se encontraram pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 76



A Invasão Corintiana! Assim ficou conhecido aquele jogo do dia 05 de dezembro de 1976, válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro daquela temporada. Cerca de 70 mil torcedores corintianos se deslocaram de São Paulo para o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para acompanhar o confronto. Estima-se que tenha sido a partida de futebol com mais torcedores visitantes em todo o mundo. Ao todo, 146.043 pessoas estiveram no Maracanã no fatídico jogo.

Vale lembrar que a semifinal, então conhecida como "pré-final", era disputada em jogo único. E o Corinthians, visitante, jamais havia sido campeão brasileiro até então – fato que só aconteceu pela primeira vez em 1990.

Leia Também - Maiores e menores públicos da história do Campeonato Brasileiro

Em campo, empate no tempo normal por 1 a 1. Gols de Pintinho, para o Flu, enquanto Russo marcou para os paulistas. Na decisão por pênaltis, vitória do Corinthians por 4 a 1 e classificação para a final do Brasileiro. Já na finalíssima, o Coringão acabou sendo derrotado pelo Internacional de Rubens Minelli, por 2 a 0, em Porto Alegre. Rubens Minelli que é, inclusive, um dos técnicos com mais títulos do Campeonato Brasileiro.

Você conhece alguém que esteve presente naquele jogo? Contra pra gente!

Texto de Matheus Alves

invasão corintiana Corinthians Fluminense Campeonato Brasileiro 1976 maiores públicos
Voltar