Zebras da Copa do Brasil: confira os destaques de cada edição

Conhecida pelas classificações inesperadas, a Copa do Brasil contou com zebras em todas as edições



A Copa do Brasil funciona no sistema mata a mata e é disputada por times de diferentes séries do nosso Campeonato Nacional. Por isso, é comum que em todas as suas edições surjam zebras históricas. Com a chegada de mais uma edição, montamos um histórico de zebras da competição. Você vai ficar surpreso! Mas antes, vamos as curiosidades!

Zebras que foram Campeões da Copa do Brasil 🏆

  • Criciúma em 1991
  • Juventude em 1999
  • Santo André em 2004
  • Paulista em 2005

Fregueses de zebras na Copa do Brasil 😲

Os times a seguir foram eliminados por quatro ou mais zebras da competição, acredita?!

  • Botafogo
  • Flamengo
  • Internacional
  • Palmeiras

+ Leia Também: Premiação por cada fase da Copa do Brasil 2020


As Maiores Zebras da história da Copa do Brasil 🦓

1989 – Goiás x Internacional

Na 1ª edição da Copa do Brasil, o Goiás venceu o Internacional nas oitavas de final. A primeira partida terminou em 0x0, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Já no jogo de volta, em casa, o Goiás goleou o Internacional por 4x0. Na mesma edição, a equipe goiana eliminou o Atlético-MG.

1990 – Goiás x Cruzeiro

Na 2ª edição da Copa do Brasil, o Goiás permaneceu como o azarão da competição. Ainda na primeira fase, enfrentou o Cruzeiro. A primeira partida também terminou em empate por 0x0, em Belo Horizonte. Já em casa, o Goiás cresceu novamente e se classificou ao golear a equipe mineira por 4x0.

1991 – Criciúma x Grêmio

Na 3ª edição da Copa do Brasil, o Criciúma não só foi protagonista de zebras como também foi campeão em cima do Grêmio. A primeira partida foi realizada em Porto Alegre e acabou em 1x1, que deu vantagem a para o Criciúma. A segunda partida foi um empate por 0x0, que consagrou o catarinense campeão.

1992 – CSA x Vasco

Na 4ª edição da Copa do Brasil, a surpresa da competição foi o CSA que eliminou o Vasco nas oitavas de final. A primeira partida terminou em um empate por 3x3, em Maceió, Alagoas. O segundo placar terminou com uma vitória do CSA fora de casa, por 1x0, que garantiu a eliminação do Vasco.

1993 – Londrina x Internacional

Na 5ª edição da Copa do Brasil, o Internacional foi eliminado nas oitavas de final, agora pelo Londrina. A primeira partida terminou em 1x1, no Estádio do Café, no Paraná. No segundo jogo, o Londrina conquistou uma vitória simples por 1x0, em pleno Beira-Rio.

1994 – Linhares x Fluminense

Na 6ª edição da Copa do Brasil, ainda na primeira fase, o Linhares eliminou o Fluminense. Os dois jogos terminaram em empates, mas o saldo de gols da equipe de Espírito Santo prevaleceu. A primeira partida, no Rio de Janeiro, terminou em 2x2. Na casa do Linhares, o jogo acabou em 1x1.

1995 – Paraná x Internacional

Na 7ª edição da Copa do Brasil, a zebra não foi tão expressiva como das demais edições. Ainda assim, o Paraná Clube eliminou o Internacional com duas vitórias por 1x0, dentro e fora de casa. A primeira partida foi realizada no Paraná e a segunda no Rio Grande do Sul.

1996 – Athletico-PR x Santos

Na 8ª edição da Copa do Brasil, um confronto chamou a atenção: O Athletico-PR eliminou o Santos na segunda fase da competição. A classificação foi decidida ainda na primeira partida, uma goleada por 3x0 do Atlético-PR, em Curitiba. No segundo jogo, o Santos não conseguiu reagir e o jogo acabou em 1x1.

1997 – Santa Cruz x Cruzeiro

Na 9ª edição da Copa do Brasil, tiveram algumas zebras na primeira fase da competição. Para destacar uma, podemos lembrar da vitória do Santa Cruz contra o Cruzeiro. O primeiro jogo terminou em 1x1, no Pernambuco. Já a vitória veio em Minas Gerais, por 1x0, que resultou na classificação do Santa Cruz.

1998 – Vitória x Flamengo

Na 10ª edição da Copa do Brasil, o Vitória eliminou o Flamengo depois de protagonizar uma goleada. O primeiro confronto aconteceu e se decidiu em Salvador, quando a equipe bahiana venceu os cariocas por 5x0. No jogo da volta, o Flamengo descontou ao vencer por 5x2, mas não conseguiu a classificação.

1999 – Juventude x Botafogo

Na 11ª edição da Copa do Brasil, a grande zebra também se consagrou campeã nacional. O Juventude eliminou grandes adversários durante a competição e, na final, venceu o Botafogo. Na primeira partida, em casa, garantiu o 2x1. No segundo jogo, conseguiu controlar o 0x0.

2000 – Portuguesa x Grêmio

Na 12ª edição da Copa do Brasil, a Portuguesa eliminou o Grêmio ainda na terceira fase da competição. No primeiro jogo, em casa, o time paulista empatou por 1x1. Na decisão em Porto Alegre, a Portuguesa goleou o Grêmio por 4x1, no Estádio Olímpico.

2001 – Fortaleza x Internacional

Na 13ª edição da Copa do Brasil, o Fortaleza desbancou um dos grandes clubes do cenário nacional, o Internacional. Na primeira partida da segunda fase, a equipe venceu i time gaúcho por 1x0, em casa. No jogo realizado no Rio Grande do Sul, o confronto terminou em 0x0.

2002 – ASA x Palmeiras

Na 14ª edição da Copa do Brasil, o ASA eliminou o Palmeiras na primeira fase da competição. A primeira partida terminou em 1x0, com vitória do time alagoano. O segundo jogo terminou em 2x1, o que garantiu a eliminação do Palmeiras, devido o gol sofrido dentro de casa.

2003 – Vitória x Palmeiras

Na 15ª edição da Copa do Brasil, foi a segunda eliminação vergonhosa e consecutiva do Palmeiras. Em casa, o clube paulista foi goleado por 7x2 contra o Vitória. No segundo jogo das oitavas de final, ficou difícil de recuperar. O Palmeiras venceu por 3x1, mas ficou longe de garantir a classificação.

2004 – Santo André x Flamengo

Na 16ª edição da Copa do Brasil, o Santo André entrou para a lista dos azarões campeões da competição. No primeiro jogo, em casa, terminou empatado com o Flamengo por 2x2. Na partida seguinte, em pleno Maracanã, o Santo André manteve seu desempenho ofensivo e venceu por 2x0.

2005 – Paulista x Fluminense

Na 17ª edição da Copa do Brasil, o azarão garantiu um feito histórico! O Paulista foi o primeiro campeão a enfrentar apenas times da Série A do Brasileirão: Botafogo, Internacional, Cruzeiro e, na decisão, o Fluminense. O primeiro jogo da final terminou em 2x0, em casa. Depois, foi só controlar o 0x0 no Maracanã.

2006 – Ipatinga x Santos

Na 18ª edição da Copa do Brasil, o Ipatinga foi a surpresa da competição. Depois de derrotar o Botafogo, a equipe eliminou o Santos nas quartas de final. Ambos os jogos terminaram em 1x1. Em casa, a decisão foi para os pênaltis, quando o Ipatinga venceu a equipe santista por 5x3.

2007 – Ipatinga x Palmeiras

Na 19ª edição da Copa do Brasil, mais uma vez o time zebra foi o Ipatinga, que eliminou o Palmeiras. Em casa, o time mineiro conseguiu sair na frente com o placar de 2x0. Na partida de volta, em São Paulo, o Palmeiras venceu por 2x0 e levou a decisão para os pênaltis. Na decisão final, o Ipatinga venceu por 4x3.

2008 – Atlético-GO x Grêmio

Na 20ª edição da Copa do Brasil, o Atlético-GO avançou para as oitavas de final, depois de eliminar o Grêmio, em Porto Alegre. A primeira partida, em Goiás, terminou em 2x1. O placar foi repetido na capital gaúcha, mas o Atlético-GO levou a melhor nos pênaltis, vencendo por 4x3.

2009 – Americano RJ x Botafogo

Na 21ª edição da Copa do Brasil, o Americano-RJ eliminou o Botafogo em pleno Nilton Santos. As duas partidas da segunda fase da competição terminaram em 2x1, levando a decisão para os pênaltis. Foi quando o Americano-RJ garantiu a classificação em uma acirrada disputa por 5x4.

2010 – Atlético-GO x Palmeiras

Na 22ª edição da Copa do Brasil, a zebra apareceu nas quartas de final. O Atlético-GO eliminou o Palmeiras na disputa dos pênaltis, já que os dois jogos terminaram em 1x0. Com vários erros de cobrança, apenas três jogadores marcaram gols, e o Atlético-GO venceu por 2x1.

2011 – Ceará x Flamengo

Na 23ª edição da Copa do Brasil, o Flamengo foi eliminado pelo Ceará nas quartas de final. No Maracanã, o time visitante garantiu uma vitória por 2x1. No jogo da volta, realizado na capital cearense, o Flamengo tentou correr atrás do placar, mas só conseguiu um empate por 2x2.

2012 – Vitória x Botafogo

Na 24ª edição da Copa do Brasil, não houve uma gigante zebra, mas o Vitória eliminou o Botafogo pelas oitavas de final da competição. O primeiro jogo terminou com um empate por 1x1, na Bahia. O segundo confronto terminou com a eliminação do time Carioca, pela derrota por 2x1 contra o Vitória.

2013 – Luverdense x Bahia

Na 25ª edição da Copa do Brasil, o Luverdense bateu o Bahia pela segunda fase da competição. O primeiro jogo, realizado no Mato Grosso, terminou com uma vitória por 2x0 do Luverdense. No jogo da volta, o Bahia descontou com uma vitória simples por 1x0, que eliminou o time da disputa.

2014 – América-RN x Fluminense

Na 26ª edição da Copa do Brasil, a zebra ficou por conta do América-RN. Em casa, contra o Fluminense, o time perdeu o primeiro jogo por 3x0. Na segunda partida, realizada no Maracanã, o América-RN venceu por 5x2 e eliminou o Fluminense ainda na segunda fase da competição.

2015 – Jacuipense x Paraná

Na 27ª edição da Copa do Brasil, a zebra foi o Jacuipense que eliminou o Paraná na primeira fase da competição. Em casa, o time da Bahia perdeu o primeiro jogo por 1x0. Mas foi até Curitiba e conseguiu recuperar o placar, levando a decisão para os pênaltis, quando venceu por 5x4.

2016 – Fortaleza x Flamengo

Na 28ª edição da Copa do Brasil, o Fortaleza protagonizou uma zebra eliminando o Flamengo na segunda fase da competição. O clube cearense venceu a primeira partida em casa por 2x1 e, ao chegar no Maracanã, repetiu o placar que eliminou o Flamengo.

2017 – ASA-AL x Coritiba

Na 29ª edição da Copa do Brasil, o Coritiba foi eliminado na segunda fase da competição. O time zebra da vez foi o ASA-AL, que venceu o clube curitibano em jogo único, realizado no Couto Pereira. A partida acabou em um representativo 2x0, que eliminou o Coritiba.

2018 – Aparecidense-GO x Botafogo

Na 30ª edição da Copa do Brasil, a zebra aconteceu ainda na primeira fase da competição. O Botafogo foi eliminado pelo Aparecidense-GO, em jogo único que determinou a vitória do time goiano por 2x1.

2019 – URT x Coritiba

Na 31ª edição da Copa do Brasil, a eliminação novamente veio na primeira fase. A zebra da edição ficou por conta do URT que eliminou o Coritiba por 3x2, em jogo único realizado em Minas Gerais.

+ Leia Também: Maiores campeões da Copa do Brasil


Lembrando que os ganhadores dos jogos foram vistos como zebras naquela época. Atualmente o cenário é outro e alguns desses times também ganharam destaque no cenário nacional. Me conta, na sua opinião qual foi a maior zebra da história da Copa do Brasil?

Em 13/02/2020 por Vittoria Catarina

Ver essa foto no Instagram

Foram 31 edições e muitas histórias! 🏆 De qual conquista você sente mais saudade? #DiaDaSaudade

Uma publicação compartilhada por Copa Continental do Brasil (@copadobrasil) em

zebras copa do brasil história
Voltar