Times favoritos ao título do Brasileirão 2020

Confira os pontos positivos e negativos dos times favoritos ao título de campeão brasileiro



O Campeonato Brasileiro está de volta para a alegria dos amantes do futebol, e a expectativa em volta de quem pode ser o campeão do brasileirão cresce. Alguns times se reforçaram, outros perderam peças importantes. Então, quem são os seis clubes favoritos ao título e quais são os seus pontos positivos e negativos?


Flamengo (atual campeão) 🏆

No ano de 2019, o Flamengo realizou uma grande campanha sob o comando de Jorge Jesus. O time somou 90 pontos no Campeonato Brasileiro, com 16 pontos de diferença para os 2º e 3º colocados, Santos e Palmeiras, respectivamente.

Além disso, o rubro-negro garantiu a artilharia de Gabigol com 25 gols e também a vice-artilharia de Bruno Henrique com 21 gols. Não bastasse, o garçom do Brasileirão foi De Arrascaeta, com 14 assistências.

Pontos positivos e negativos do Flamengo no Brasileirão 2020

Em 2020, o Flamengo ficou ainda mais forte com os novos reforços. Confira os novos reforços do Mengão trouxe:

  • Pedro, ex-Fluminense, que inclusive marcou gols nas finais do carioca; 
  • Michael, ex-Goiás e revelação do Brasileirão em 2019;
  • Gustavo Henrique, ex-titular do Santos e vice-campeão do Brasileirão;
  • Léo Pereira, ex-Athletico-PR e campeão da Copa do Brasil em 2019; 
  • Pedro Rocha, ex-Cruzeiro, que foi campeão da Copa do Brasil pelo Grêmio em 2016, mas foi rebaixado com o Cruzeiro em 2019.

Em compensação, o Flamengo perdeu a principal peça da engrenagem do elenco em 2019, o técnico Jorge Jesus que foi para o Benfica, de Portugal. Agora, o rubro-negro aposta suas fichas em outro técnico estrangeiro, Domènec Torrent, que foi auxiliar técnico de Pep Guardiola por 10 anos e teve boa passagem pela MLS no New York City.


Palmeiras (3º colocado em 2019) 🐷

O Palmeiras continua sendo um dos times mais fortes do Brasil devido ao seu elenco recheado de bons jogadores. Vanderlei Luxemburgo busca deixar o time mais ofensivo, já que o estilo de jogo reativo de Felipão e Mano Menezes fracassou no ano de 2019.

Campeão do Campeonato Brasileiro de 2018, o Palmeiras buscou no mercado jogadores em destaque como: Rony, ex-Athlético-PR e campeão da Copa do Brasil em 2019; Matias Viña, ex-Nacional do Uruguai e campeão do Campeonato do Uruguai em 2018/19. Ainda subiu joias da base como: Gabriel Veron, Patrick de Paula e Gabriel Menino.

Pontos positivos e negativos do Palmeiras no Brasileirão 2020

O retrospecto do Palmeiras nos últimos cinco campeonatos brasileiros é excelente, campeão brasileiro em 2016 e 2018, o clube tem um elenco vencedor e experiente. Apesar dos reforços ainda não terem se encaixado perfeitamente ao esquema de Vanderlei Luxemburgo, eles tem um grande potencial de evolução junto com a safra boa de meninos que subiram da base.

Em compensação, o Palmeiras perdeu seu principal jogador para o Mundo Árabe. Desde 2015, quando Leila Pereira começou a investir no clube, Dudu foi o melhor jogador do Palmeiras. Além dos dois títulos do Brasileirão pelo clube, o atacante conquistou a Copa do Brasil de 2015 e deixará saudades no coração do torcedor palmeirense. O substituto escolhido por Luxemburgo foi Gabriel Veron, uma das grandes promessas da base do Palmeiras.


Grêmio (4°colocado em 2019)

O Grêmio do técnico Renato Gaúcho vem melhor reforçado para o Campeonato Brasileiro de 2020, depois de buscar no mercado carências que tinha em seu elenco. O clube foi campeão brasileiro pela última vez em 1996 e busca dar fim a esse jejum.

Renato Gaúcho pediu vários nomes no mercado nacional, entre eles estão: Diego Souza, Victor Ferraz e Thiago Neves. O técnico, que conta com uma das melhores duplas de zaga do país, Pedro Geromel e Kanemann, tentará um título que ainda falta no currículo do técnico tricolor.

Pontos positivos e negativos do Grêmio no Brasileirão 2020

Renato Gaúcho é o técnico com maior longevidade no cargo e tem em mãos um time muito experiente e reforçado. Com um elenco superior ao anterior, o treinador tem a chance de priorizar melhor as competições. Na reta final de 2019, Renato perdeu Jean Pierre e ficou sem um dos seus principais homens de criação. Em 2020, já recuperado, o atleta se torna uma das peças mais perigosas do time.

O grande problema é que, nos últimos anos, o técnico priorizou as Copas e deixou escapar pelo menos um Campeonato Brasileiro de 2017. Renato tinha o melhor time da America em mãos e deixou o campeonato ser vencido pelo Corinthians com apenas 72 pontos, fazendo um segundo turno de time de zona de rebaixamento. O treinador conta com a grande baixa de Everton Cebolinha que foi vendido por 22 milhões para o Benfica de Jorge Jesus.

+ Leia Também: Confira quais são os times mais valiosos do Brasil em 2020


Atlético-MG (13° colocado em 2019)

A diretoria  do Atlético arregaçou as mangas e decidiu investir pesado na tentativa de acabar com o maior jejum de títulos do Brasileirão entre os 12 grande clubes do país. O clube foi o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro, mas isso aconteceu somente uma única vez, em 1971, quando o campeonato foi criado.

Jorge Sampaoli foi contratado para tentar dar ao Galo o último título de expressão do ano, já que o técnico antecessor Rafael Dudamel foi eliminado da Copa do Brasil e Sul-Americana. O clube já contratou 16 jogadores, contando com a compra definitiva do Nathan, e pensa em contratar mais dois: um atacante e um goleiro que saiba jogar com os pés.

Pontos positivos e negativos do Atlético-MG no Brasileirão 2020

Ao lado de Jorge Jesus, Jorge Sampaoli devolveu aos brasileiros o prazer de assistir futebol no Brasil. O técnico argentino fez uma campanha espetacular pelo Santos, mesmo não tendo grande peças no elenco. Ele espera repetir o sucesso no Santos e superar o Flamengo desta vez. Sampaoli gosta de futebol ofensivo, de pressão pós-perda e de linha defensiva alta. Tudo sobre o futebol moderno terá neste novo Atlético.

A diretoria do Atlético-MG fez muitas contratações com a ajuda de investidores, mas os salários dos seus jogadores continuam atrasando, o que pode afetar no desempenho do clube mineiro. A diretoria precisa honrar seus compromisso para não deixar passar a única chance de um grande título no ano e até para conseguir manter seus jogadores e técnico na Cidade do Galo para a próxima temporada.

+ Leia Também: 10 jogadores mais valiosos do Brasil em 2020


Podem surpreender: São Paulo (6° colocado em 2019) e Internacional (7° colocado em 2019)

Em 2020, o São Paulo aposta no elenco que formou no ano anterior e no jogo de posse de bola do técnico Fernando Diniz, que busca seu primeiro grande trabalho para coroá-lo com um título da magnitude do Campeonato Brasileiro.

O capitão Daniel Alves sabe como poucos estourar champanhe no vestiário. Agora jogando no meio de campo, deixa a expectativa de trazer a sua experiência europeia para que novamente o clube sonhe em vencer o Campeonato Brasileiro depois do Tri em 2006, 2007 e 2008. Além disso, o São Paulo conta com vários jogadores experientes como Alexandre Pato, Arboleda e Juan Fran.

O técnico Eduardo Coudet foi o escolhido pelo Internacional para colocar o clube no rumo dos títulos novamente. O colorado está desde 1979 sem conquistar o Campeonato Brasileiro e esse jejum incomoda qualquer torcedor.

O ex-técnico do Racing conta com uma das melhores dupla de zaga do futebol brasileiro, Victor Cuesta e Rodrigo Moledo, e um ataque experiente com Paolo Guerrero e seu camisa 10 lendário D’alessandro. Além disso, chegaram ao clube: Gabriel Boschila, revelado pelo São Paulo em 2014 e vendido ao Mônaco da França, e Darmian Mustos, ex- S.D Huesta que foi pedido pelo pessoal de Coudet.


E aí torcedor, qual é a sua aposta para o Campeão do Brasileirão 2020? Vote em nossa enquete! 🤔

Em 07/08/2020 por Vittoria Catarina

times favoritos brasileirão 2020 campeão campeonato brasileiro Flamengo
Voltar