Pelé ou Messi: quem é o melhor jogador de todos os tempos?

Confira os números de Pelé e de Messi, e escolha quem é o melhor jogador de futebol da história



Já houve um tempo que comparar Messi com Pelé era uma blasfêmia. No entanto, atualmente, os deuses do futebol já permitem que essa analogia não seja um pecado, graças à evolução do argentino. Afinal, Messi passou o Pelé como o maior jogador da história do futebol?

Claro, que para haver essa relação alguns aspectos importantes precisam ser considerados. Primeiro, que cada um foi o melhor em seu tempo, o que elimina os comparativos diretos. Além disso, o futebol jogado nos dias atuais carrega características completamente distintas de quando Pelé ainda atuava.

Dentre os pontos que tornam os jogadores singulares e, ao mesmo tempo, semelhantes, é o fato de ambos serem habilidosos por saberem jogar com as duas pernas com qualidade, possuírem muita velocidade e terem um número de gols impressionante por seus times.

E é exatamente a partir desse ponto que Messi se coloca no mesmo patamar que o Rei do Futebol. Com a camisa do Barcelona, o argentino entrou em campo em 683 jogos e fez 600 gols, o que o deixa com uma média de 0,87 por partida. Enquanto Pelé, tem média superior de apenas 0,1. Em 1116 jogos pelo Santos, o atleta chegou a incríveis 1091 tentos.

Pelé x Messi em seus clubes

Pelé no Santos1116 jogos1091 gols0,88 gol por partida
Messi no Barcelona683 jogos600 gols0,87 gol por partida

via GIPHY

Contudo, é importante entender que os dois se equiparam não pelos números que possuem, mas sim por conta da genialidade que demonstram/demonstraram dentro das quatro linhas.

No entanto, torcedores mais críticos vão se apegar ao fator seleção. Nesse aspecto, de fato, Pelé se sobressai. O jogador é o único da história que possui três copas do mundo em seu currículo, número que não está nem um pouco ameaçado.

Em contrapartida, se Lionel não possui boas estatísticas no mundial, ele compensa com resultados assombrosos na Liga dos Campeões da Europa. Em tempos que as seleções pouco se reúnem, a maior competição de clubes no mundo, tecnicamente falando, é a Champions. Messi ganhou quatro, das cinco Ligas que o Barcelona possui, sendo o protagonista de todos os títulos.

Se no tempo de Pelé houvesse a disputa pela Bola de Ouro, certamente o brasileiro teria conquistado esse prêmio diversas vezes. Porém em 2015, a revista France Football (criadora do prêmio) revisou toda a lista, valendo as regras atuais: atletas de todos os países e de todos os clubes concorrendo. Na nova relação, o Rei do Futebol aparece como o maior ganhador, ficaria com sete premiações.

Essa oportunidade, de competir ao título de melhor do mundo, foi dada à Messi, e o craque não a desperdiçou. Em 11 das últimas 12 temporadas, o argentino ficou entre os três na disputa e levou cinco troféus.

Leia Também - Veja os times brasileiros patrocinados pela Nike

Pelé x Messi no Ballon d'Or

Pelé7 premiações1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970
Messi5 premiações2009, 2010, 2011, 2012 e 2015

via GIPHY

Mais um vez, em 2019, o meia-atacante argentino é um dos favoritos a ganhar a premiação Ballon d'Or, seria sua sexta. Apesar disso, todos esses números não foram colocados com o intuito de tornar Messi melhor que Pelé, mas apenas demonstrar que há aspectos suficientes para gerar uma discussão sobre quem foi mais destaque em sua época.

Afinal, não seria pecar demais parar no tempo e não procurar novas entidades que possam, pelo menos, se tornarem discípulos do Rei do Futebol? Mas queremos saber sua opinião, participe de nossa enquete! Quem é o melhor jogador de futebol da história?

Por Daniela Versiane

melhor jogador futebol história Pelé Messi números
Voltar