Você sabe qual é o estado com mais times nas Séries A e B em 2018



São Paulo é o estado com mais representantes nas duas principais séries do futebol brasileiro, são 8 times no total; 4 na Série A (Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians) e 4 na Série B (Oeste, Guarani, Ponte Preta e São Bento).

Logo depois, há 5 estados empatados com 4 representantes cada, são eles; Rio de Janeiro (Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco - todos na Série A), Minas Gerais (Cruzeiro, Atlético MG, América MG e Boa Esporte), Paraná (Atlético PR, Paraná Clube, Coritiba e Londrinha), Santa Catarina (Chapecoense, Figueirense, Criciúma e Avaí) e Rio Grande do Sul (Grêmio, Internacional, Brasil de Pelotas e Juventude).

Com 3 representantes aparece o estado de Goiás, com todos os times participando da Série B; Goiás, Vila Nova e Atlético GO.

Os estado de Alagoas (CRB e CSA - ambos jogando a Série B), Bahia (Bahia e Vitória - ambos jogando a Série A) e Ceará (Ceará e Fortaleza) tem 2 representantes cada.

Pernambuco (Sport), Maranhão (Sampaio Corrêa) e Pará (Paysandu) possuem apenas 1 representante.

Concluimos que a elite do futebol brasileiro ainda se concentra na Região Sudeste (40%), com a liderança paulista (20%). A baixa fica pro estado de Pernambuco com a ausência dos tradicionais times; Santa Cruz e Náutico. ⚽

Série A Série B
Voltar