VAR é a grande novidade do Campeonato Brasileiro Série A 2019

Entenda como será a utilização do VAR pela primeira vez no Brasileirão



VAR quer dizer "Video Assistant Referee" e a sua estreia será a grande novidade do Campeonato Brasileiro Série A 2019. Após ser aprovado pelos 20 clubes que estão na competição, o árbitro de vídeo será usado em todas as partidas do torneio, 380 no total. Vale ressaltar que a Série B ainda não utilizará o árbitro assistente de vídeo em 2019.

Para que houvesse adesão dos times nesta temporada, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu arcar com os custos dos equipamentos. A única despesa que os clubes terão é com relação aos profissionais responsáveis pela operação. O valor, ao todo, será de 350 mil reais para os 19 jogos que a equipe for mandante.

Em 2018, os clubes negaram, por 12 votos a 7, o uso do VAR. Anteriormente a CBF não arcaria com nenhum custo e todos os valores referente ao uso da tecnologia seria destinado aos clubes. No entanto, a Confederação mudou a proposta, e no dia 22 de fevereiro, durante o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro, o projeto foi aceito por unanimidade.

giphy

VAR - Teoria e Prática

O uso do VAR, de acordo com a CBF, tem como lema; "interferência mínima, benefício máximo". Dessa forma, a Confederação estipula regras para a utilização da ferramenta. Por isso, há momentos específicos que o recurso pode ser acionado. São eles;

● Para verificar se foi gol ou não;

● Análise de penalidade;

● Cartão vermelho direto;

● Identificação equivocada de jogadores ao receber cartões.

Provavelmente, no Campeonato Brasileiro o VAR seguirá os moldes da Copa do Brasil. A competição tem em torno de 15 câmeras por partida. Assim, ao perceber que pode haver algum erro, em determinado momento, quem está analisando as imagens entra em contato com o árbitro da partida. O juíz, que sempre tomará a decisão final, deve ir até o lado do campo, rever o lance e decidir se mantém a primeira marcação ou não.

VAR - Primeira vez no Brasil

Apesar de ainda não ter sido usado no Brasileirão, o VAR não é novidade em competições no país. A nível regional, o recurso foi usado pela primeira vez ainda em 2017. A partida foi pela final do Campeonato Pernambucano entre Salgueiro e Sport.

Já no dia 01º de agosto de 2018, o jogo entre Santos e Cruzeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil, ficou marcado pelo uso do VAR numa competição nacional.

Em 2019, o recurso está cada vez mais incluso e alguns estaduais também contaram com a novidade, dentre eles, os Campeonatos Mineiro, Paulista e Carioca.

var-no-campeonato-paulista

VAR no Campeonato Paulista 2019

VAR - Estreia no Brasileirão

A primeira vez que o VAR será usado no Campeonato Brasileiro Série A será no dia 27 de abril, na partida entre São Paulo e Botafogo, no Morumbi.

Por Daniela Versiane

VAR Campeonato Brasileiro Brasileirão 2019 como funciona o que é
Voltar