Times que nunca ganharam o Campeonato Brasileiro Série A

Confira a lista de clubes que jamais foram campeões do Brasileirão



No atual formato do Campeonato Brasileiro da Série A, 20 equipes disputam o título. Dessas, seis equipes venceriam a competição pela primeira vez em sua história caso levante o caneco na atual temporada. Os times que nunca ganharam o Campeonato Brasileiro são: Avaí, Ceará, Chapecoense, CSA, Fortaleza e Goiás.

Porém trouxemos a principal campanha, curiosidades e como estas equipes chegam para a disputa da primeira divisão na atual temporada. Quer saber? Acompanhe a lista a seguir!

Avaí

Campeão da Série C em 1998 e vice na Série B de 2016, o Avaí jamais venceu a primeira divisão nacional. Por isso, é um dos seis clubes que hoje disputam o torneio e nunca o venceu. A melhor participação do Leão da Ilha foi em 2009, quando a equipe comandada pelo técnico Silas chegou na 6ª posição. Na época, se fosse nos moldes atuais do Brasileirão, o time catarinense disputaria a Libertadores da América do ano seguinte.

Pela boa campanha no Leão, Silas comandou o Grêmio e o Flamengo no ano seguinte aos grandes resultados no Avaí. Na temporada de 2009, o jogo que mais chamou a atenção foi a vitória da equipe alviceleste diante do Flamengo, que futuramente se consagraria Campeão Brasileiro naquele ano. O Avaí venceu o Mengo por 3 a 0 na Ressacada, resultado que aquela altura levou o time ao G4 da Série A. Os gols foram marcados por Luis Ricardo, Léo Gago e Fabinho Capixaba.

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Leão da Ressacada luta contra o rebaixamento. A equipe comandada pelo treinador Geninho está na 20ª e última colocação. Para conseguir o primeiro título na elite, só um milagre em arrancada histórica.

Ceará

Experiência conta muito em competições de pontos corridos e o Ceará tem, atualmente, o elenco com a maior média de idade entre todos os times da Série A. Se isso pode ser um trunfo, não sabemos, mas fato é que o Vozão jamais venceu o Brasileirão, em nenhuma das séries. O alvinegro foi 3º colocado em duas oportunidades na segunda divisão, em 2009 e 2017. Na elite, o melhor desempenho foi a terceira colocação em 1964.

Naquele ano, o Ceará venceu a Zona Norte ao passar por Confiança e Náutico e chegou à fase final em boas condições. Nas quartas de final na última fase, o alvinegro superou o Fluminense de Feira (BA), mas foi eliminado nas semi pelo futuro vice-campeão, Flamengo, que perderia a decisão para o Santos de Pelé. O tal de Edson Arantes do Nascimento fez "só" três gols na final.

Assim como o Avaí, o Ceará luta por enquanto contra o rebaixamento na Série A. Mas o Vozão tem história na competição. São 23 participações no Campeonato Brasileiro da primeira divisão, com apenas dois rebaixamentos na história. Até onde a equipe comandada por Enderson Moreira pode chegar nesta temporada?

Chapecoense

A Associação Chapecoense de Futebol teve rápida ascensão nos últimos anos e disputou a Série A pela primeira vez em 1978, mas quando o Campeonato Brasileiro tinha modelo único. No atual formato, disputa a primeira divisão desde 2014 e jamais foi rebaixada. Até pelo pouco tempo de disputa na elite, nunca levantou o caneco.

A melhor campanha foi em 2017, um ano após o trágico acidente aéreo que vitimou 71 pessoas quando a Chapecoense se locomovia à Medellín, na Colômbia, para a final da Copa Sul-Americana diante do Atlético Nacional (COL). Em 2017, a equipe chegou na 8ª colocação e conseguiu a vaga na Libertadores do ano seguinte.

O Furacão, como a Chape também é conhecida, hoje briga entre meio de tabela e contra o rebaixamento - que seria o primeiro em sua história. Flamengo, São Paulo, Cruzeiro, Santos e Chapecoense são os últimos clubes que jamais foram rebaixados. Ney Franco é o comandante da equipe. Everaldo, ataque da Chape, é o vice-artilheiro da Série A com 4 gols.

CSA

O CSA disputa a primeira divisão nacional pela primeira vez neste século, e, assim como as outras equipes que conquistaram o acesso ao lado do time alagoano (Fortaleza, Avaí e Goiás), não venceu a Série A em toda sua história. Em 19 participações, a melhor campanha foi feita em quatro oportunidades, mas jamais foi brilhante. O Azulão do Mutange foi 13º colocado em 1966, 1967, 1981 e 1985.

Por mais que não tenha vencido a elite do Brasileirão, o CSA vem de excelentes resultados nas outras divisões. Além do vice-campeonato na Série B no último ano, foi campeão da C em 2017 e vice-campeão na Série D em 2016. São três acessos nos últimos três anos.

E aí, torcedor do Azulão, o técnico Marcelo Cabo é capaz de levar o time a sua melhor campanha na história da Série A e ultrapassar o insistente 13º lugar? Por enquanto, a equipe luta contra a degola.

Fortaleza

Campeão da Série B de 2018 após ficar por oito anos seguidos na Série C, o Fortaleza tem como melhor desempenho na Série A dois vice-campeonatos. Podemos dizer que o Leão do Pici é a Holanda do futebol brasileiro. O tricolor cearense foi 2º colocado em dois anos da década de 60 - 1960 e 1968. Além disso, já foi vice na Série B e na Série C, em 2002 e 2014 na segunda divisão, e 2017 na terceira.

Nos anos em que ficou no quase no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza perdeu finais para o Palmeiras (1960) e Botafogo (1968). O Leão disputou 21 edições da primeira divisão do futebol nacional. A primeira delas foi em 1960.

Neste início de Brasileirão 2019, o time de Rogério Ceni focou na Copa do Nordeste, competição vencida pelo Fortaleza, e por isso ainda não se encontrou no nacional. O time do Pici está sempre rondando a zona de rebaixamento, mas vem de vitória importante sobre o atual bicampeão da Copa do Brasil, Cruzeiro. E aí, torcedor, o Fortaleza pode ser a surpresa desta Série A?

Goiás

Sensação da elite até aqui, o Goiás jamais venceu a disputa. Os comandados por Claudinei Oliveira estão na parte de cima da tabela e tentam ultrapassar a melhor campanha do esmeraldino na história. Tal desempenho foi atingido em 2005, quando a equipe então comandada por Geninho chegou à terceira colocação após a última rodada e garantiu vaga na Libertadores 2006. Recentemente, em 2013, o alviverde terminou em 6º e perdeu chance de se classificar para a competição sul-americana na última rodada, quando foi derrotado em casa pelo Santos.

Apesar de nunca ter vencido a primeira divisão, o Goiás está no seleto grupo de clubes que já venceram a Série B em mais de uma oportunidade. O esmeraldino venceu o torneio em 1999 e 2012. Equipe mais tradicional do Centro-Oeste, o alviverde jamais disputou a terceira divisão nacional.

No atual Brasileirão, o Goiás já venceu equipes como o Fluminense, o Botafogo e a Chapecoense. Depois da demissão de Maurício Barbieri ao fim do Campeonato Goiano, o esmeraldino surpreende sob o comando de Claudinei Oliveira. E aí, torcedor do Verdão, você acredita que o Goiás pode disputar a sua segunda Libertadores no ano que vem? Deixe seu comentário!


Participe da nossa enquete e compartilhe!

Por Daniela Versiane

times que nunca ganharam Campeonato Brasileiro Série A campeões
Voltar