Times brasileiros que têm mundial de clubes

Confira a lista do seleto grupo de 6 clubes brasileiros que já foram campeões do torneio intercontinental



"O Palmeiras não tem Mundial", se você é fã de futebol, certamente já zoou aquele amigo seu cujo clube de coração não tem título mundial. Atualmente, o maior alvo de zoação é o Palmeiras, que vive grande momento financeiro e administrativo, mas segue sofrendo nas Libertadores da vida. 

Baseado nessas rodas de conversas entre amigos e os memes criados, resolvemos criar uma lista de times brasileiros que possuem título mundial, e até contamos também alguns casos de outras que ficaram no quase. Confira!

São Paulo (1992, 1993 e 2005)

O São Paulo é o clube brasileiro com mais títulos mundiais. Três no total! O tricolor paulista venceu as edições de 1992, 1993 e 2005. O primeiro deles foi sobre o Barcelona, quando o torneio ainda era chamado Copa Europeia/Sul-Americana - a final era entre o campeão da Libertadores e o da Champions League. Na final de 92, o São Paulo de Raí e companhia venceu o Barça treinado por Johann Cruyff, e com jogadores como Pep Guardiola e Koeman. A partida terminou em 2 a 1 para os brasileiros com dois gols de Raí. Stoichkov anotou o gol de honra dos catalães.

No ano seguinte, novamente campeão da libertadores, o tricolor disputou a final do Mundial com o Milan, da Itália, e levantou o caneco mais uma vez. Desta vez, a decisão foi mais movimentada; 3 a 2, com gols de Palhinha, Toninho Cerezo e Müller, enquanto Massaro e Papin marcaram para os italianos. Após 12 anos, o São Paulo terminaria sua trinca de mundiais. Em 2005, o clube conhecido por seus torcedores como Soberano despachou o Liverpool, da Inglaterra, na final. O gol do jogo foi do volante Mineiro. A partida contou com uma histórica defesa de Rogério Ceni em cobrança de falta do ídolo dos Reds, Steven Gerrard. Confira essa defesa espetacular!

Santos (1962 e 1963)

Como não poderia ser diferente, o Santos venceu mundiais (isso mesmo, no plural) no período em que Pelé esteve no clube. O alvinegro praiano conquistou o torneio internacional em 1962 e 1963. Na época, a disputa era denominado de Copa Intercontinental. Em 62, o Santos de Pelé, Coutinho e Pepe tiveram uma final emocionante com o Benfica de Eusébio, então campeão europeu. A partida terminou em 3 a 2 para os santista, com gols de Pelé, duas vezes, e Coutinho (Santos) e Santana em duas oportunidades para os Encarnados. 

No ano seguinte, não teve para ninguém mais uma vez. Só que desta vez foi mais apertado. Em 1963 a final foi disputada em 2 jogos. No primeiro, vitória do Milan por 4 a 2. Na volta, o Santos devolveu o placar e levou a disputa para uma terceira partida - a de desempate. Na Hora H, o alvinegro venceu por 1 a 0, placar apertado, com gol de Dalmo e se sagrou bicampeão do mundo.

+ Maiores campeões do século do futebol brasileiro

Corinthians (2000* e 2012)

O ano de 2000 está com asterisco só porque o Corinthians não se classificou para o Mundial com um título de Libertadores. Mas só por isso! Naquela temporada, o alvinegro paulista foi o convidado da FIFA como equipe representante do país sede. O mundialito de 2000 foi disputado em São Paulo e Rio de Janeiro. A classificação dos paulistas se deu pelo título brasileiro no ano anterior. Enfim... na primeira fase, o Coringão desclassificou clube como o Real Madrid e chegou à final contra o Vasco. Na decisão, no Maracanã, empate por 0 a 0 no tempo normal, o que levou a definição para os pênaltis. Vitória do Corinthians por 4 a 3 nas penalidades e primeiro título mundial do clube.

Doze anos mais tarde, em 2012, a equipe comandada por Tite se classificou para o torneio continental por ter vencido a sua primeira Libertadores da América, no mesmo ano. A final desta vez foi contra um time estrangeiro, mais especificamente o Chelsea, da Inglaterra, que despachou o Bayern de Munique na decisão da Liga dos Campeões. O Corinthians venceu os Blues por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero.

+ Paolo Guerrero chega a marca de 100 gols vestindo a camisa de um time brasileiro

Flamengo (1981)

O Flamengo é, ao lado do Corinthians, o time com a maior torcida do Brasil. E é outro representante brasileiro que possui um Mundial de Clubes. Foi em 1981, sobre o Liverpool da Inglaterra. E a final foi completamente dominada pelo Urubu. No fim, vitória por 3 a 0 do rubro-negro, com dois gols de Nunes e um de Adílio.

Em 2019, o Liverpool foi novamente campeão da Champions e o Flamengo está classificado para as quartas da Libertadores. E aí, torcedor rubro-negro, será que vai rolar uma reedição da final de 81?

Grêmio (1983)

Duas temporadas depois do título mundial do Flamengo, foi a vez do Grêmio conquistar seu caneco. O adversário? Hamburgo, da Alemanha, então campeão europeu. O tricolor gaúcho venceu a final por 2 a 1, com dois gols de Renato Gaúcho, técnico com o qual o clube venceu a Libertadores de 2017. O tento alemão foi anotado pelo lateral-esquerdo Schröder. 

Internacional (2006)

Se o Grêmio, seu principal rival, tem um título intercontinental, o Internacional também não poderia ficar de fora dessa, certo? Pois é. Mas o caneco demorou a vir para o colorado. Apenas 23 anos após o título do tricolor gaúcho. De qualquer forma, veio em chave de ouro. A decisão diante do Barcelona, da Espanha, conta com um dos heróis mais improváveis da história do futebol. O atacante Adriano Gabirú, que praticamente não jogou pelo Inter, foi o autor do gol do título, no finalzinho do confronto. O 1 a 0 sobre o Barcelona deu o primeiro título mundial do Inter. 

Ficaram no quase… 

O que mais tem também é clube brasileiro que não foi campeão mundial por detalhes. O Atlético-MG em 2013, por exemplo, parou na semifinal contra o Raja Casablanca, do Marrocos. O seu rival, Cruzeiro, ficou na final diante o Borussia Dortmund, da Alemanha, em 1997 e também jamais levou o título mundial, assim como o Vasco que perdeu a final para o também brasileiro Corinthians, em 2010.

O Palmeiras, o clube mais zoado por não ser campeão mundial, já perdeu feio uma final para o Manchester United, inclusive com falha de um dos seus maiores ídolos na história - o goleiro Marcos. Dos quatro grandes paulistas, é o único que não tem mundial. Em 51, chegou a vencer um torneio interclubes a nível internacional, mas não é considerado pela FIFA. Na ocasião, o alviverde se classificou apenas pelo título paulista conquistado naquela temporada. 

E olha que até times que já venceram a competição ficaram no quase em algumas oportunidades. Em 2010, o Internacional perdeu nas semi para o modesto Mazembe, da África, e em 2017 o Grêmio acabou derrotado pelo Real Madrid na decisão, por 1 a 0, com gol de falta do astro Cristiano Ronaldo.


Diga aí, o seu time tem ou não Mundial de Clubes? Conta pra gente! ;)

Em 08/20/2019 por Matheus Alves

times brasileiros mundial de clubes campeões
Voltar