Seleção do Campeonato Brasileiro da Série B 2019

Confira os melhores jogadores de cada posição da Série B a partir dos índices do site Footstats



No último sábado (31), deu-se o fim do Campeonato Brasileiro da Série B. Com a classificação final, definiu-se que Bragantino, Sport Recife, Coritiba e Atlético Goianiense são os quatro clubes classificados para a Série A 2020. Além disso, quatro times oriundos da segunda divisão vão disputar a Série C da próxima temporada, são eles: Londrina, Criciúma, São Bento e Vila Nova.

Diante do fim da segundona, nós do site Campeonato Brasileiro resolvemos soltar uma lista com a Seleção da Série B de 2019. Para isso, selecionamos os melhores jogadores de cada posição do campo, bem como o treinador, a partir do índice Footstats, site especializado em estatísticas de futebol. Confira a lista a seguir:

+ Veja a Tabela final da Série B!

Seleção da Série B 2019

Goleiro: Maurício Kozlinski (Atlético-GO)

kozlinski

O melhor goleiro da Série B foi Kozlisnki, arqueiro do Atlético Goianiense. Depois de subir como reserva do Avaí no ano passado, Maurício foi uma das peças-chave do Dragão no acesso à Série A nesta temporada. Com defesa sólida, o Atlético subiu na última rodada, a partir de empate por 0 a 0 com o Sport, em casa, e tropeço do América Mineiro em BH com derrota para o São Bento por 2 a 1. Abaixo das traves, o goleiro do rubro-negro foi o 2º menos vazado de sua posição, atrás somente de Júlio César, campeão com Bragantino, outro destaque entre os goleiros. 33 defesas difíceis de Kozlinski fizeram a diferença para o acesso do Dragão.

Lateral-Direito: Jonathan (Atlético-GO)

jonathan

Com o Dragão goiano, Jonathan conseguiu seu segundo acesso à Série A. O primeiro foi em 2016, quando o clube também foi campeão da Segundona. O lateral chegou desconhecido, do modesto Água Santa, de São Paulo, e agora foi eleito o melhor lateral-direito da Série B. Com um belo aproveitamento nos cruzamentos, 30%, Jonathan se destacou entre os atletas de sua posição. Além disso, conseguiu 18 intercepções e 72 desarmes. Com menção honrosa para Aderlan, do Bragantino.

Zagueiro: Léo Ortiz (Bragantino)

leo_ortiz

Nenhum zagueiro desarmou tanto seus adversários na 2ª divisão quanto Léo Ortiz, do campeão Bragantino. O defensor do Massa Bruta tirou a bola de seus oponentes em 66 oportunidades. A precisão nos passes e lançamentos também fazem parte de suas características mais marcantes. Por isso, Léo Ortiz, ex-Inter e Sport, foi um dos zagueiros destaques da Série B, ao lado de seu companheiro de clube, Ligger, que já havia sido campeão ano passado pelo Fortaleza. 

Zagueiro: Sabino (Coritiba)

sabino

Com apenas 23 anos, Sabino foi o melhor zagueiro no índice Footstats desta Série B, superando os campeões do torneio, Léo Ortiz e Ligger. O jovem defensor, que já está sendo pretendido por vários clubes da 1ª divisão, se destacou pelas rebatidas de bola, quando o zagueiro afasta o perigo perante o ataque dos adversários. Sabino pertence ao Santos e, se não for negociado, deve ser aproveitado na Série A 2020 pelo alvinegro praiano.

Lateral-Esquerdo: Marlon (Criciúma)

marlon_farias

Apesar do rebaixamento do seu clube, Marlon, do Criciúma, conseguiu a melhor marca entre todos os laterais-esquerdo da competição. Um dos poucos que salvou na campanha ruim do Tigre, que terminou na 18ª posição, ao lado do centroavante Léo Gamalho, Marlon Farias deixou vários companheiros na cara do gol. Se o Criciúma caiu, não foi por falta de tentativas do lateral em melhorar a situação. Marlon deu 69 assistências para finalização na segundona e acertou 92 cruzamentos - ninguém de sua posição foi melhor do que isso.

Volante: Claudinei (CRB)

claudinei

Depois de atuação discreta ao longo da temporada 2017 pelo Vila Nova de Hemerson Maria, Claudinei encontrou o melhor de seu futebol no CRB, desde o ano passado. Com 85 desarmes, o cabeça-de-área foi o segundo volante com mais desarmes no torneio. Além disso, se destacou pelo fair play. Com apenas 1,6 falta feita por partida, foi apenas o 30º da Série B em faltas cometidas entre os volantes.

Volante: Charles (Sport Recife)

charles

Este foi o grande nome da Série B em sua posição. O jovem Charles, que pertence ao Internacional, tende a ser aproveitado no colorado, caso volte mesmo ao Beira-Rio. Foram incríveis 103 desarmes na disputa e, certamente, o volante foi peça-chave no acesso do Sport à Série A. Destaca-se ainda pelos passes certos, com 1392.

Meia: Claudinho (Bragantino)

claudinho

O melhor jogador da Série B. Tanto que Claudinho já está de contrato renovado com o Bragantino depois de recusar os mineiros Atlético e Cruzeiro. Foi o atleta com mais posse de bola no torneio, quem mais deu passes para finalização e, também, quem mais finalizou. Fazendo funções de extremo, meia armador e atacante, Claudinho tomou conta do meio de campo na seleção da Série B 2019. Uma boa aposta para os cartoleiros de plantão para a Série A 2020.

Atacante: Mike (Atlético-GO)

mike

Rebaixado para a Série C no ano passado com o Paysandu, Mike chegou ao Atlético Goianiense em janeiro deste ano para passar por testes físicos e técnicos. Talvez nem mesmo o jogador imaginava que ele terminaria o ano com o acesso à Série A e na seleção entre os melhores atacantes da 2ª divisão. Artilheiro do Dragão no ano, com 19 gols, Mike foi decisivo também na Segundona. Foi o 5º jogador com mais participações em gol do torneio, com 18, seja com assistência ou tento. Versátil, Mike é um jogador de lado que dá muitos passes decisivos e decide na cara do gol como um artilheiro.

Atacante: Guilherme (Sport Recife)

guilherme

Com 17 gols, não teve para ninguém, Guilherme foi o artilheiro da Série B. O atacante, com passagens recentes por Chapecoense e Botafogo, foi muito decisivo para a vaga do Sport à elite do futebol brasileiro. Além da artilharia, Guilherme não poderia ficar de fora dessa seleção pois foi quem mais participou de gols na competição, o 2º que mais finalizou e o 2º que mais ficou com a bola, no total, 62 minutos de bola nos pés do atacante do Leão.

Atacante: Hernane Brocador (Sport Recife)

hernane

Ídolo do Flamengo, até pelo título da Copa do Brasil de 2013, com passagens por outros gigantes, como Bahia e Grêmio, Hernane aceitou o desafio de voltar a disputar uma Série B de Campeonato Brasileiro. E deu certo, claro. Hernane fez 14 gols na campanha segura do Sport Recife. Até pelo faro dentro da área, foi quem menos precisou finalizar para marcar - 3,9 chutes para conseguir um gol, a menor média da 2ª divisão nacional.

Técnico: Antônio Carlos Zago (Bragantino)

Sem muitos argumentos. O time de Antônio Carlos Zago conseguiu o melhor ataque da Série B (64 gols feitos), a melhor defesa (27 gols sofridos, apenas) e o melhor saldo de gols (37, 17 a mais do 2º colocado, Sport). Além disso, foi o time que mais venceu, com 22 triunfos. Precisa dizer mais algo? Por isso e pelo futebol apresentado pelo Massa Bruta, Antônio Carlos Zago, do campeão absoluto Bragantino (75 pts/22 vitórias/9 empates/7 derrotas), foi o melhor técnico da Série B de 2019.


E aí, torcedor? Concorda totalmente com esta seleção? Quem você tiraria? Quem você colocaria? Deixe o seu palpite nos comentários! E parabéns a Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético Goianiense que conseguiram o acesso à Série A 2020! 👏

Em 03/12/2019 por Matheus Alves

melhores jogadores Série B 2019 seleção Campeonato Brasileiro
Voltar