São Paulo recebe Palmeiras no Morumbi para defender tabu de 16 anos

Sem vencer o São Paulo no Morumbi desde 2002, Palmeiras busca se consolidar na liderança da Série A.



Por Nilo Almeida

São Paulo e Palmeiras farão no sábado, 06 de outubro, a edição mais importante do “choque-rei” dos últimos tempos. O jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018 será disputado no Morumbi, valendo a liderança do Campeonato.

Com torcida única – como são disputados todos os clássicos na cidade de São Paulo – os tricolores vão a campo para retomar a liderança do perdida na última rodada, 27ª, e de quebra defender um tabu de 16 anos sem perder para o rival jogando no Morumbi.

O Palmeiras venceu o Cruzeiro por 3 a 1 jogando no Pacaembu, pela 27ª rodada e se tornou a sétima equipe a alcançar o topo da tabela da Série A em 2018. Nas últimas oito partidas o alviverde alcançou o aproveitamento de 83,3%, conquistando 20 dos 24 pontos que disputou sob o comando de Luiz Felipe Scolari.

Mesmo dividindo atenções entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores, o Palmeiras subiu muito de produção sob o comando de Felipão. Com eliminação para o Cruzeiro nas semifinais da Copa do Brasil aumenta a cobrança da torcida do clube pelo título brasileiro, e a vitória sobre o São Paulo é crucial neste momento.

O São Paulo vive situação oposta, e enfrenta uma queda de desempenho que já havia lhe custado a perda da liderança para o Internacional. Os empates com América MG, por 1 a 1 em casa, e por 2 a 2 com o Botafogo fora, os tricolores viram o rival local assumir a liderança. Com um novo tropeço na 28ª rodada, a equipe pode ainda ser superada por Flamengo e Grêmio.

Tabu de 16 anos

A última vitória do Palmeiras sobre o São Paulo em jogos no Morumbi aconteceu há mais de 16 anos, em março de 2002, em um embate válido pelo Torneio Rio – São Paulo. Assim como em 2018, os rivais contavam na ocasião com plantéis que figuravam entre os melhores elencos do Brasil.

Em uma partida inesquecível do meia Alex – o “Cabeção” – os palestrinos bateram o time da casa por 4 a 2, com direito a gol antológico de seu camisa 10. Dentro da área adversária, Alex abusou da classe e deu um chapéu no goleiro Rogério Ceni, antes de marcar o gol mais lembrado na história do confronto.

Desde então os rivais já se enfrentaram outras 24 vezes no Morumbi e o São Paulo venceu 15 destes confrontos. Nesse período os tricolores venceram diversos títulos, dentre eles uma Copa Libertadores, uma Sul Americana e o tricampeonato brasileiro entre 2006 e 2008.

O Palmeiras teve uma fase mais difícil no mesmo período, passando duas vezes pela Série B do Campeonato Brasileiro em 2003 e 2013. O clube só não passou estes dez anos sem vencer nada pois foi Campeão Paulista em 2007, e seu jejum de títulos importantes só teve fim em 2015, com a conquista da Copa do Brasil.

No ano seguinte o Palmeiras voltou a vencer o Campeonato Brasileiro, em 2016, e mantém uma sequência de boas temporadas desde então. Sem conquistas nacionais desde 2008, o São Paulo não vence nada desde a Sul Americana de 2012.

Com 65 jogos disputados contra o São Paulo em Campeonatos Brasileiros o Palmeiras leva vantagem no retrospecto do confronto. O Palmeiras tem sete vitórias a mais, 22 contra 15, e as duas equipes tiveram ainda 28 empates. No saldo de gols a vantagem também é palmeirense, com 83 gols marcados contra 72 do rival tricolor.

São Paulo Palmeiras Morumbi Tabu Campeonato Brasileiro
Voltar