Saiba o dia que volta o Brasileirão Série A e B após a Copa América 2019

O Campeonato Brasileiro pausa para o realização do torneio continental que será sediado no Brasil



Não será em uma quinta-feira, mas a estreia da Copa América 2019 terá um clima de #TBT. A competição vai iniciar no dia 14 junho (sexta-feira), exatamente um ano após o início da Copa do Mundo da Rússia. Dessa vez, o Brasil sediará o torneio, que vai até 07 de julho (domingo) e, por isso, a Série A e a Série B do Campeonato Brasileiro vão parar no decorrer da disputa.

Ano passado, durante a Copa do Mundo, somente a Série A do Brasileirão parou, contudo, como o Brasil será sede, a segunda divisão do campeonato também vai fazer a pausa.

A elite nacional vai até o dia 13 de junho (quinta-feira), 9ª rodada e retoma no mês seguinte, dia 14 (domingo).

Já a Série B pausa no dia 11 de junho (terça-feira), na 8ª rodada e volta no dia 13 de julho (sábado).

Antes de divulgar o calendário oficial do Campeonato Brasileiro, tinha-se a expectativa que a Série C também faria esse recesso. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que somente a primeira e a segunda divisão do torneio serão interrompidos.

Leia Também - CBF define as datas do Campeonato Brasileiro 2019


Copa América - Breve histórico

A Copa América já teve 45 edições e é o torneio de seleções mais antigos do mundo, tendo sua primeira disputa reconhecida pela CONMEBOL em 1916, na Argentina. Naquela época a competição era chamada de Campeonato Sudamericano de Fútbol.

Todos os países membros da CONMEBOL já receberam jogos da Copa América em pelo menos uma oportunidade. A Argentina é o país que mais sediou o evento, foram 9 vezes. No Brasil o torneio aconteceu em quatro ocasiões (1919, 1922, 1949 e 1989).

De todas as dez seleções, apenas Equador e Venezuela nunca levantaram a taça da competição. A equipe que mais venceu foi o Uruguai, a Celeste Olímpica foi campeã em 15, das 45 edições. O Brasil, por sua vez triunfou em 8 momentos, o primeiro título foi em 1921 e o último em 2007.

Maiores vencedores da Copa América
1ºUruguai🥇15 títulos
2ºArgentina🥈14 títulos
3ºBrasil🥉8 títulos

No último título da Seleção Brasileira, em 2007, o time era comandado pelo técnico Dunga. A partida final foi contra a Argentina, e o Brasil começou o jogo com Doni; Maicon, Alex, Juan e Gilberto; Mineiro, Josué, Elano e Júlio Baptista; Robinho e Vágner Love. No decorrer da partida entraram Dani Alves, Diego e Fernando, e a seleção canarinho venceu por 3 a 0.

brasil-campeao-da-copa-america-2007

Brasil campeão da Copa América 2007


Países participantes da Copa América 2019

Neste ano, a Copa América terá a participação de 12 seleções, dez da América do Sul e duas convidadas da Ásia:

● Argentina

● Bolívia

● Brasil

● Chile

● Colômbia

● Equador

● Paraguai

● Peru

● Uruguai

● Venezuela

● Catar

● Japão


Cidades sedes da Copa América 2019

Seis estádios brasileiros, de cinco cidade diferentes, vão receber os jogos da competição. O Morumbi será o palco da estreia, a partida de abertura será entre Brasil e Bolívia, no dia 14 de junho, às 21h30.

● Belo Horizonte (Estádio Mineirão)

● Porto Alegre (Arena do Grêmio)

● Rio de Janeiro (Maracanã)

● Salvador (Arena Fonte Nova)

● São Paulo (Morumbi e Arena Corinthians)


Para os torcedores que estão com saudade do clima de Copa do Mundo, agora em junho tem, álem da Copa América, a Copa do Mundo feminina. Então o Campeonato Brasileiro vai paralisar, mas a torcida vai continuar pelo BRASIL!

Por Daniela Versiane

que dia volta o brasileirão que dia volta a série b Copa América 2019 maiores vencedores países participantes cidades sedes
Voltar