Quais são as chances de rebaixamento do Cruzeiro?

Entenda qual a probabilidade da equipe mineira cair para a Série B



Cair ou não cair? Eis a questão… O Campeonato Brasileiro Série A está no início do segundo turno e já tem alguns times com deficiência de bola nos pés e calculadora nas mãos. Um deles é o Cruzeiro. A equipe mineira vive o pior momento político da sua história e luta para não ser rebaixada à segunda divisão em 2020. Logo a Raposa, que é um dos poucos times que nunca caíram pra Série B.

+ Leia Mais: Times que nunca foram rebaixados para a Série B

Mas deixando as especulações de lado, é interessante trabalhar com números para entender a situação da Raposa na competição. O departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais analisa as equipes estatisticamente, e a situação do clube Celeste não é nada otimista.

Segundo a UFMG, o Cruzeiro tem 62.5% de chance de cair. Neste quesito, o clube só está em melhor situação do que o Avaí (82.6%) e a Chapecoense (81.3%). Em 22 partidas, a equipe mineira venceu apenas quatro vezes, empatou sete e perdeu 11. Por essa sequência, tem somente 19 pontos e um aproveitamento de 28,79%.

+ Veja a Tabela da Série A!

De acordo com a pesquisa, a pontuação necessária  para os clubes terem risco zero de cair é de 49 pontos. Está com a calculadora na mão? Então, vem comigo. Faltam 16 jogos para o fim da competição, portanto, 48 pontos estarão em jogo, certo? O Cruzeiro tem 19 e precisa chegar à 49. Logo, o time precisa de 30 'pontinhos' para tal feito. Assim sendo, é  necessário vencer, no mínimo, dez partidas até o término do torneio. O detalhe é que tem oito confrontos que a equipe não  sabe o que é ganhar.

É, a vida dos cruzeirenses não  está  fácil… quanto mais dados são analisados, mais se comprova o quanto a situação do clube está complicada. O time tem o terceiro pior ataque da Série A, com apenas 17 gols, à frente somente do Avaí com 12 e do CSA com 11. Acredite, pode piorar. Sabe quem é o pior visitante do torneio? Sim, o Cruzeiro, com o total de zero vitórias jogando fora de casa, cinco empates e sete derrotas. Das partidas que ainda restam, quase metade delas não serão em solo mineiro. Jogando longe do Mineirão, a Raposa terá os seguintes adversários: Chapecoense, Corinthians, Botafogo, Athletico-PR, Santos, Vasco e Grêmio.

Para o dono do site Infobola, Tristão Garcia, 47 pontos é o suficiente para que os times permaneçam na Série A. Pode não  parecer muito em relação aos 49 citados anteriormente, mas fato é que qualquer pontinho vai fazer diferença na vida do Cruzeiro nesta reta final de campeonato.

Nós, do site Campeonato Brasileiro, também analisamos os últimos dez anos da Série A para saber qual é média de pontos dos times que ficaram na 16º posição. Veja aqui!

Por mais que seja clichê, no futebol realmente o jogo só acaba quando termina. Há chances de a Raposa ser rebaixada. Assim como há também uma grande possibilidade de o time permanecer na Série A. O que acontecerá no final? Bem, neste momento, nem a poesia Shakespeariana é capaz de responder esta questão.


E para você, o time cai ou não cai? Queremos saber a sua opinião, vote em nossa enquete! 😉

Em 03/10/2019 por Daniela Versiane

chances rebaixamento Cruzeiro Série B probabilidade cair
Voltar