Quais os times que vão participar da Série C 2020?

Confira as 6 equipes do Nordeste, 5 do Sudeste, 5 do Sul, 3 do Norte e 1 do Centro-Oeste que estarão na terceira divisão



Com o fim da Série D em meados do ano e, agora, com o término da Série B no último final de semana, todos os participantes da Série C de 2020 já são conhecidos. Enquanto alguns que já disputavam a competição nem subiram, nem caíram, o Londrina, Criciúma, São Bento e Vila Nova foram rebaixados na Série B. Em busca da glória e ascensão nacional, Brusque, Manaus, Ituano e Jacuipense conquistaram o acesso na 4ª divisão.

Diante disso, trouxemos a você, hoje, a lista dos 20 times que vão disputar a Série C da próxima temporada. Além disso, você pode ler, abaixo, detalhes do regulamento do torneio, fórmula de disputa e como os clubes são divididos, sem sorteio, em cada grupo, a partir de sua localização geográfica. Confira!

Times da Série C 2020

Boa Esporte
Botafogo (PB)
Brusque
Criciúma
Ferroviário
Imperatriz
Ituano
Jacuipense
Londrina
Manaus
Paysandu
Remo
Santa Cruz
São Bento
São José (RS)
Tombense
Treze
Vila Nova
Volta Redonda
Ypiranga (RS)

Equipes por região do Brasil

Centro-Oeste (1)

Vila Nova

Nordeste (6)

Botafogo (PB)
Ferroviário
Imperatriz
Jacuipense
Santa Cruz
Treze

Norte (3)

Manaus
Paysandu
Remo

Sudeste (5)

Boa Esporte
Ituano
São Bento
Tombense
Volta Redonda

Sul (5)

Brusque
Criciúma
Londrina
São José (RS)
Ypiranga (RS)

Grupos da Série C 2020

Tradicionalmente, no atual formato da Série C, os 20 times são divididos em dois grupos de 10 equipes cada a partir da região das instituições participantes. Sendo assim, neste ano, a tendência é que a Chave B seja composta apenas por clubes do Sudeste e do Sul, já que cada uma dessas regiões conta com cinco times. Desta forma, o Grupo A, que geralmente é o dos nordestinos, deve contar também com as equipes do Norte e o único representante do Centro-Oeste, o Vila Nova.

Diante disso, o Grupo A deve ter: Botafogo (PB), Ferroviário, Imperatriz, Jacuipense, Manaus, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Treze e Vila Nova. Por sua vez, a Chave B tende a ser composta por: Boa Esporte, Brusque, Criciúma, Ituano, Londrina, São Bento, São José (RS), Tombense, Volta Redonda e Ypiranga (RS).

Ou seja, o clube mais prejudicado com essa divisão é o Vila Nova. Em todos os jogos fora de Goiânia ao longo da Série C, o Tigrão terá que atuar fora de sua região, o Centro-Oeste. Vale lembrar que na primeira fase da disputa, os clubes se enfrentam em turno e returno dentro do seu próprio grupo. Ou seja, 18 jogos - 9 oponentes. Depois, jogos de ida e volta nas quartas de final, semifinal e final, seja para decidir quem avança ou quem é o grande campeão da Terceirona.

Também vale lembrar que os clubes que se classificam para as semi, ou seja, passam pelas quartas, serão os que vão ascender à Série B 2021. Por sua vez, evidentemente, quem somar mais gols na final, será o Campeão da Série C 2020.


CURIOSIDADE 💡 - Você sabia? Na Série C 2020, o estádio com maior lotação na disputa será o do Santa Cruz, no Recife. O Estádio do Arruda comporta 60.044 pessoas. Em contrapartida, o Almeidão, de Tombos (MG), da Tombense, é a menor praça esportiva que será usada na competição - lá, há uma capacidade de apenas 3.050 torcedores.


+ Leia Também: CBF divulga o calendário 2020 do futebol brasileiro

Diz aí, leitor! Curte a Série C? O seu time está na disputa da competição? Quem sobe para a Série B? Quem cai para a 4ª divisão nacional? Deixe seu palpite e opinião na barra de comentários! 😉

Em 04/12/2019 por Matheus Alves

times série c grupos 2020 campeonato brasileiro
Voltar