Quais são as maiores vencedoras da Copa do Mundo de Futebol Feminino?

Saiba quando e quais seleções venceram o mundial jogado por mulheres



A Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino é  uma competição que está  amadurecendo a cada edição. O evento foi realizado 7 vezes e em 2019 a França é a sede do torneio. 

Neste ano, o mundial conta com a participação  de 24 seleções  e apenas quatro delas já conquistaram taça do mundo. Por isso, listamos quais são elas e os anos em que alcançaram êxito. 

Maiores vencedoras da Copa do Mundo de Futebol Feminino!

Estados Unidos - Tricampeã (1991, 1999 e 2015)

A seleção dos Estados Unidos  é, com certeza, uma das principais potências do futebol feminino mundial. As americanas são as maiores vencedoras da competição e possuem grandes chances de levantar o caneco pela quarta vez em 2019. 

O país foi o primeiro a vencer o torneio, que teve a edição número 1 em 1991, na China. As estadunidenses dominaram aquela Copa e, além do título, a artilheira e melhor jogadora da competição foram das campeãs. A primeira foi Michelle Akers com 10 gols, já a segundo diz respeito a Carin Jennings. 

Em 1999, os Estados Unidos repetiram o feito. Sede do evento, a seleção usou o fator casa a seu favor e deu a volta olímpica mais uma vez. No jogo da final, contra a China, o Estádio Rose Bowl contou com um público  de 90.185 pessoas. Está  bom ou quer mais? 

A partida foi decidida no pênaltis e após bater o último das americanas, Brandi Chastain extravasou e acabou se tornando protagonista de uma das fotos mais emblemáticas da história do futebol  feminino.

brandi-chastain

Comemoração inesquecível de Brandi Chastain (Foto: Roberto Schmidt/AFP/Getty Images) 

O último  título das americanas foi em 2015. A sede da vez era o Canadá e a final foi protagonizada contra o Japão, com um gostinho de revanche. Quatro anos antes, a final foi a mesma, no entanto, as japonesas se consagraram campeãs mundiais. 

Alemanha - Bicampeã (2003 e 2007)

Depois dos Estados Unidos, a Alemanha é o segundo país com mais taças de Copa do Mundo, duas ao total. As alemãs venceram em 2003 e 2007 e são as únicas  a conquistar dois títulos consecutivos do torneio. 

O primeiro deles foi sediado nos Estados Unidos - essa repetição de sede foi pelo fato de a primeira opção, a China, ter passado por uma epidemia na época. A final foi entre a Alemanha e a Suécia, e o jogo terminou com o placar de 2 a 1. 

Em 2007, o título da Alemanha foi amargo para o Brasil. Pela primeira vez na história nosso país foi finalista do Copa do Mundo, mas as adversárias podaram o sonho das brasileiras ao vencê-las por 2 a 0, na China. 

Japão - Campeã (2011) 

O Japão não se intimidou pela força das americanas e venceu a Copa do Mundo Feminina em 2011, ao bater os Estados Unidos por 3 a 1 nos pênaltis. 

Naquela edição, Homare Sawa conquistou a artilharia e o posto de melhor jogadora do torneio. Nos dias atuais, a seleção asiática é uma das maiores forças do futebol feminino.

selecao-japonesa-campea-copa-do-mundo

Seleção Japonesa Campeã em 2011 (Foto: Reuters)

Noruega - Campeã (1995) 

A Noruega também já  conquistou uma Copa do Mundo e o êxito foi nos primórdios da competição, em 1995, ano da segunda edição do evento. Apesar de hoje em dia o país não ser considerado uma potência, as norueguesas possuem aquilo que todas desejam, a taça do mundo. 

No ano em que venceram, a sede foi a Suécia e as campeãs bateram a Alemanha, que ainda não tinha nenhum título, na final.


Esse ano a Copa do Mundo Feminina conta com 24 seleções. E para você, qual delas têm mais chance de dar a volta olímpica em terras francesas?

Por Daniela Versiane

maiores vencedoras copa do mundo de futebol feminino títulos seleções campeãs
Voltar