Maiores campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Confira o ranking dos times com mais títulos da Copinha



A Copa São Paulo de Futebol Júnior está em sua 51° edição  e a competição conta com 21 times que já levantaram a taça do torneio pelo menos uma vez. O campeonato é o maior de base do país  e conhecido por revelar nomes que se destacam posteriormente nas equipes principais.

Mas você  sabe quais são  os maiores ganhadores da Copinha? Tem time hegemônico que já levantou a taça dez vezes e têm equipes grandes que ainda não conheceram o gostinho de ser campeão. Por isso, listamos quais são os cinco times que mais  deram a volta olímpica na Copa São Paulo.

Os 5 maiores ganhadores da Copa São  Paulo de Futebol Júnior! 🏆

Corinthians - 10 títulos

A equipe paulista sabe muito bem utilizar o fator casa a seu favor. Se é pelo fato de os jogos serem no estado do time ou não, o Corinthians conhece de cór o caminho até  a taça da Copinha. Aliás, as taças, já que levantou o caneco em 10 oportunidades. E não para por aí! O timão conta com 8 vice campeonatos. Isso quer dizer, portanto, que, o clube já chegou a 18 finais do torneio. Recorde absoluto, já que o segundo colocado da lista só conseguiu tal feito 7 vezes.

O último título do timãozinho foi em 2017, em cima do Batatais. Na ocasião, o Corinthians venceu por dois a zero e levou o décimo caneco para casa. Em 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012 e 2015 foram os outros anos em que o time deu a volta olímpica.

Fluminense - 5 títulos

O clube carioca é o segundo colocado da lista de maiores vencedores da Copinha e ainda assim a distância para o Corinthians é de cinco títulos. Isso se dá pelo fato de o Tricolor das Laranjeiras ter estagnado em 1989, ano em que conquistou o último título. Além deste, o Flu levantou a taça também em 1971, 1973, 1977 e 1986. O time conta ainda com dois vice-campeonatos em sua história.

Alguns jogadores que se destacaram na base da equipe tiveram carreiras renomadas, tais como Carlos Alberto Pintinho, Edinho, Alexandre Torres e Ricardo Pinto.

São Paulo - 4 títulos

Atual campeão  do torneio, o Tricolor Paulista tem experiência quando o assunto é chegar à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time já conseguiu o feito 11 vezes, sendo que destas levantou a taça em 4 oportunidades. Destaque para a campanha feita em 2000, em que o clube venceu com 100% de aproveitamento.

A última conquista dos meninos do São  Paulo foi em cima do Vasco da Gama, ano passado. As outras vezes em que soltou o grito de campeão foi em 1993, 2000 e 2010.

Internacional - 4 títulos

Único  clube fora do eixo Rio/São Paulo que faz parte dos cinco maiores vencedores da competição, o Internacional  já foi campeão do torneio 4 vezes. Mas como aconteceu com o Fluminense, a equipe estacionou e já não sabe o que é  dar a volta Olímpica com os meninos da base há muitos anos.

A última vez que conseguiu tal feito foi em 1998. A campanha de destaque da equipe foi a de 1980, quando o clube do Sul do país levantou o caneco sem perder nenhum jogo. O colorado ganhou ainda também em 1974 e 1978.

Flamengo - 4 títulos

Uma coisa é certa sobre o Flamengo: se a equipe chegar à final, vai se sagrar campeão! Pelo menos foi assim até  agora. Nas 4 finais que disputou, o time tem 100% de aproveitamento. Também com 4 títulos, o rubro-negro alcançou  a taça em 1990, 2011, 2016 e 2018. A equipe carioca já revelou jogadores como Djalminha, Marcelinho Carioca, Paulo Nunes, Felipe Vizeu e Vinícius Júnior.

+ Leia Também: Conheça as promessas do Campeonato Brasileiro


Confira a lista completa dos times que já  venceram a Copinha!

3 títulos - Santos e Atlético-MG; 

2 títulos - Ponte Preta, Nacional-SP e Portuguesa.

1 título - Juventus, Cruzeiro, Vasco Guarani, América-MG, Paulista, Roma Barueri, Marília, Santo André e Figueirense.

Curiosidades 🤔

Sentiu falta de algum nome? Pois é! O Palmeiras é  a única equipe paulista que ainda não venceu a Copinha. E isso não tem chance mais de acontecer este ano, já que a equipe foi eliminada pelo Goiás  na terceira fase da Competição.

Falando em Goiás, a equipe foi a primeira do Centro-Oeste a chegar à final da Copa São Paulo. O feito foi em 2013, quando acabou derrotado pelo Santos por 3 a 1.

Indo para o Nordeste, o Bahia foi o primeiro clube da região a disputar a Copinha, isto em 1972, e também o primeiro que chegou à final da competição, em 2011, quando perdeu para o Flamengo.


E em 2020, quem será que levanta a taça? Você tem algum palpite?

Em 16/01/2020 por Daniela Versiane

maiores campeões copinha títulos copa são paulo times
Voltar