Maiores artilheiras e artilheiros na história da Copa do Mundo FIFA

Confira a lista, entre mulheres e homens, dos maiores goleadores em mundiais



Marcar um gol em Copa do Mundo é o ápice de uma carreira de um jogador ou jogadora de futebol. Agora imagina fazer um gol em uma decisão de mundial. Melhor ainda é fazer 17 gols ao somar várias edições de Copa. Tal feito foi atingido por Marta, a brasileira considerada a Rainha do Futebol. Miroslav Klose, centroavante da Alemanha no início do século XXI, é o goleador máximo entre os homens, com 16 gols. Por isso, os dois são os maiores artilheiros entre mulheres e homens da Copa do Mundo de Futebol da FIFA.

A Marta atingiu tal feito ao marcar na Copa do Mundo Feminina 2019, na França, que está em andamento. A marca histórica nos inspirou a fazer a lista a seguir, com as maiores artilheiras e artilheiros na história da Copa do Mundo FIFA. Confira!

Entre Mulheres 🚺

1ª) Marta (Brasil) - 17 gols

A maior artilheira em mundiais femininos não poderia ser outra. Com o gol diante da Austrália, na última quinta-feira (13/06), a meia atacante Marta se tornou a maior goleadora em Copas do Mundo entre homens e mulheres ao empatar com Klose, da Alemanha. Dias depois, marcou de pênalti contra a Itália e se tornou a maior goleadora em mundiais, independente do gênero. Por conta desses tentos, a Rainha marcou em todos os mundiais que atuou - em cinco oportunidades (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019). É a única da história a fazer gols em cinco Copas. Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, sendo cinco vezes consecutivas entre 2006 e 2010, e em 2018. 

2ª) Birgit Prinz (Alemanha) - 14 gols

Anteriormente à monarquia de Marta, Prinz era a dona do futebol mundial. Venceu o prêmio de melhor jogadora pela FIFA em 2003, 2004 e 2005. A centroavante que jogou grande parte da carreira no Frankfurt, onde fez quase 400 gols, possui 14 gols em Copas do Mundo e só fica atrás de Marta. Até 2015, Prinz era a detentora do recorde de maior goleadora em mundiais, quando foi ultrapassada pela brasileira. Birgit encerrou sua carreira em 2011. A alemã foi a artilheira da Copa do Mundo de 2003, nos Estados Unidos, com 7 gols.

3ª) Abby Wambach (Estados Unidos) - 14 gols

Abby Wambach é outra que não pode ultrapassar Marta pois pendurou as chuteiras. A jogadora encerrou a carreira em 2015, e a estadunidense marcou 14 gols nas Copas do Mundo que disputou. A atacante, histórica número 20 da seleção dos Estados Unidos, participou das Copas de 2003, 2007 e 2011. Se contarmos as Olimpíadas que disputou, em 2004 e 2012, Wambach marcou 22 gols em 29 partidas nos cinco grandes eventos que participou com a Seleção Americana. Em 2012, Abby ganhou a Bola de Ouro pela FIFA, encerrando um período de 10 anos em que atletas do Estados Unidos não eram contempladas.

4ª) Michelle Akers (Estados Unidos) - 12 gols

Akers é uma das pioneiras no futebol feminino e um dos primeiros destaques na modalidade. A ex-meiocampista americana possui 12 gols em Copas, sendo 10 marcados na edição de 1991, na China. Aquele mundial foi muito marcante para Michelle Akers. A jogadora fez cinco tentos em uma única partida, contra Taiwan, além de ter feito os dois na final sobre a Noruega, em vitória estadunidense por 2 a 1. Akers foi o principal nome daquela conquista. Com a camisa dos Estados Unidos, a meia marcou 105 gols, além de ter ganhado a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 e ter sido condecorada com a Ordem de Mérito da FIFA, pelos serviços prestados ao futebol. Será se tem história a meia? Aposentada desde 2000, Akers hoje está com 53 anos.

5ª) Cristiane (Brasil) - 11 gols

Cristiane já foi às redes em 11 oportunidades em mundiais. Só na atual edição, na França, já foram quatro gols em dois jogos. Tá pouco ou quer mais? Apesar de jogar com a camisa 11, Cris Rozeira joga como uma 9, com uma qualidade absurda para mandar a bola para as redes. Com os três gols contra a Jamaica, na estreia da Copa do Mundo 2019, Cristiane superou Cristiano Ronaldo e passou a ser a atleta mais velha a marcar um hat-trick (três gols em uma partida) em um mundial. A atacante atingiu a marca aos 34 anos e 25 dias. Além da rica história em Copas, Cris, atualmente no São Paulo, é gigante também nos Jogos Olímpicos. Em 2016, no Rio, se tornou a maior artilheira dos jogos, independente do gênero, com 14 gols marcados.

Entre Homens 🚹

1º) Miroslav Klose (Alemanha) - 16 gols

O centroavante Miroslav Klose, de origem polaca, escolheu defender a camisa alemã em toda sua trajetória e fez história. É o maior goleador em Copas, empatado com Marta, com 16 gols. O feito foi alcançado no fatídico 7 a 1, pelas semifinais da edição de 2014, no Brasil. A Alemanha venceu os donos da casa no Mineirão em um placar histórico e, de quebra, Klose passou Ronaldo na tabela de goleadores. O atleta se aposentou dos gramados, hoje está com 41 anos, mas nunca foi conhecido por ter grande técnica. Apesar disso, os gols nas edições de 2002, 2006, 2010 e 2014 o torna o jogador que mais vezes foi às redes em mundiais entre os homens.

2º) Ronaldo (Brasil) - 15 gols

Fenômeno. Assim é chamado Ronaldo Nazário, talvez o maior centroavante da história do futebol mundial. Protagonista na Copa de 1998 e 2002, o atacante possui 15 gols em 19 jogos em Copas do Mundo. Com quatro mundiais no currículo, entre 94 e 2006, Ronaldo passou a ser o maior goleador na história do torneio em 2006, quando marcou sobre Gana, na Alemanha. Oito anos mais tarde, porém, seria superado pelo alemão Klose. O maior jogo da vida de Ronaldo certamente foi em uma Copa do Mundo. Na final de 2002, superou o goleiro Oliver Kahn por duas oportunidades, eleito o melhor daquela Copa, ao fazer os dois gols do Brasil no título sobre a Alemanha.

3º) Gerd Müller (Alemanha) - 14 gols

Com a incrível marca de 14 gols em 13 jogos em Copa do Mundo, Gerd Müller é o terceiro atleta com mais gols entre os homens no torneio. Der Bomber, o “bombardeiro”, como era conhecido, era um notório finalizar, sempre preciso na hora de fazer os gols. Müller foi o artilheiro da Copa de 1970, na qual o Brasil foi campeão, com 10 gols e marcou mais quatro na edição seguinte, esta sim vencida pelos alemães. É até hoje o maior artilheiro da história da Seleção Alemã e o que mais marcou gols em uma única edição de um Campeonato Alemão - 40 gols em 1972, pelo Bayern de Munique.

4º) Just Fontaine (França) - 13 gols

A marca de Just Fontaine é praticamente insuperável. Os 13 gols do francês foram marcados em uma única edição de Copa do Mundo - mais precisamente em 1958, na Suécia, vencida pelo Brasil. Foram seis gols na primeira fase, dois gols diante da Irlanda do Norte nas quartas, um contra o Brasil nas semi e quatro gols na disputa de 3º lugar, diante da Alemanha Ocidental. Fontaine tinha tudo para se tornar um dos principais jogadores da história da seleção francesa, mas encerrou sua breve carreira pouco tempo depois do histórico mundial na Suécia, devido às lesões. A última partida de Just nos Bleus, em 1960, foi apenas dois anos depois dos 13 gols na Copa do Mundo.

5º) Pelé (Brasil) - 12 gols

Edson Arantes do Nascimento. Ou simplesmente, Pelé. Campeão pelas Copas de 1958, 1962 e 1970, Pelé tem 12 gols com a camisa da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. O Rei do Futebol fez dois gols na final da Copa de 58, na vitória por 5 a 2 sobre a Suécia. Quatro anos mais tarde, marcou apenas um gol na Copa do Chile, na qual se lesionou e foi substituído por Amarildo. Em 66, na Inglaterra, fez diante da Bulgária. No México, em 1970, o atacante anotou quatro gols, inclusive na final diante da Itália.


Depois de conhecermos as maiores e os maiores artilheiros em Copas do Mundo, vamos saber quem são os principais goleadores, sem distinção de gênero.

Maiores artilheiros da história entre homens e mulheres da Copa do Mundo FIFA!

1º) Marta (Brasil) - 17 gols

2º) Klose (Alemanha) - 16 gols

3º) Ronaldo (Brasil) - 15 gols

4º) Birgit Prinz (Alemanha), Abby Wambach (Estados Unidos) e Gerd Müller (Alemanha) - 14 gols

5º) Just Fontaine (França) - 13 gols

6º) Michelle Akers (Estados Unidos) e Pelé (Brasil) - 12 gols

Ah, só pra lembrar! Marta é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira com 104 gols, à frente de Pelé (95) e Ronaldo (67).

maiores_artilheiros_da_selecao_brasileira

Por Matheus Alves

maiores artilheiros copa do mundo artilheiras história seleção brasileira
Voltar