Confira as chances do Goiás de se classificar para a Libertadores 2020

Goiás com vaga na Libertadores 2020? Sim é possível, veja as probabilidades



Você sabia que o Goiás tem a 5ª melhor campanha da Série A no 2º turno? São 21 pontos em 11 jogos - 6 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas. Recentemente, o esmeraldino empatou até com o líder absoluto da competição, o Flamengo. Isso quer dizer que, se o Campeonato Brasileiro valesse apenas a segunda metade, hoje o time goiano estaria classificado para a Libertadores da América.

Diante disso, resolvemos trazer hoje um levantamento de dois sites especializados em estatísticas de futebol. O objetivo? Saber quais as chances do Goiás em se classificar para a Libertadores da América de 2020. Para isso, coletamos os dados do InfoBola, do famoso matemática Tristão Garcia, além do Departamento de Matemática da UFMG.

E o que se pode adiantar é que os números não batem. Segundo o InfoBola, as possibilidades de classificação ao principal torneio de times da América do Sul é de cerca de apenas 1%. Muito improvável né?! Porém, o torcedor do Goiás pode ficar mais otimista com a probabilidade apresentada pela Federal de Minas. O número cresce consideravelmente para 11,8%.

Atualmente, o Verdão é o 9º colocado na Série A, com 42 pontos somados. O papo de boteco, do dia-a-dia, começa a valorizar uma possível ida do Goiás à Libertadores, que aconteceu apenas uma vez anteriormente, em 2005. Isso porque o número mágico para não cair, briga inicial do esmeraldino na disputa, é 45 pontos. Desta forma, o time goiano só precisa de uma vitória nos oito jogos finais para confirmar sua permanência na primeira divisão nacional.

A torcida do Goiás pode se animar com outra situação também. Caso o Flamengo seja campeão da Liberta deste ano, 2019, na final diante do River Plate, abre-se mais uma vaga para time brasileiro via o Campeonato Brasileiro. E se o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil, permanecer entre os sete primeiros na Série A, surge outro classificado por intermédio do Brasileirão. Ou seja, nessa projeção otimista, até o 8º colocado da elite do futebol brasileiro se garantiria na competição continental. Hoje, o Goiás está a apenas uma posição - e 3 pontos do Corinthians - deste lugar na tabela. Resumindo, sonhar nunca é demais para o torcedor esmeraldino. É possível sim uma ida à Libertadores após 13 anos, desde que disputou o torneio pela primeira vez em 2006.

Próximos Jogos do Goiás na Série A

Atlético/MG (fora)

Santos (casa)

Vasco (fora)

Bahia (casa)

Internacional (fora)

Fortaleza (casa)

Palmeiras (fora)

Grêmio (casa)

A UFMG projeta cerca de 62 pontos para cravar uma ida à disputa continental. Para isso, o Goiás precisa de 20 pontos nos 8 jogos restantes - 6 vitórias e 2 empates. Porém, vale lembrar, esse número é contado com apenas seis classificados via Brasileirão. Pode-se chegar a até oito, dependendo do desenrolar do campeonato.


Ver essa foto no Instagram

🎶 Dá lhe dá lheee Verdeeeee Com muito orgulhooo Com muito amoooorrr 🗣💚

Uma publicação compartilhada por Goiás Esporte Clube | Oficial (@goiasoficial) em

E aí, leitor, será se o Goiás que vem encantando o Brasil com Michael, Tadeu, Rafael Vaz e Léo Sena, vai conseguiu a tão sonhada e almejada vaga na próxima edição do torneio? Como diz um cântico da torcida, "A Taça Libertadores é obsessão". Fim da espera? Aguardaremos os próximos capítulos do Verdão na Série A.

Em 05/11/2019 por Matheus Alves

chance probabilidade Goiás vaga classificar Libertadores
Voltar