CBF define as datas do Campeonato Brasileiro 2019

Veja quando começa as principais competições do futebol brasileiro.



Campeonato Brasileiro 2019

A principal competição do futebol brasileiro, o Campeonato Brasileiro Série A, começa no dia 28 de abril e termina no dia 8 de dezembro. A Série B começa no dia 27 de abril e termina 30 de novembro.

- Campeonato Brasileiro 2019 da Série A: de 28 de abril até 8 de dezembro

- Campeonato Brasileiro 2019 da Série B: de 27 de abril até 30 de novembro

Calendário do Futebol Brasileiro

As principais novidades divulgadas pela CBF são o encurtamento da disputa da Copa do Brasil e o horário limite para partidas noturnas. A Copa do Brasil terá um mês a menos de duração, com as finais disputadas em setembro. Os jogos disputados à noite terão de ser iniciados no máximo até as 21h30, em todas as competições nacionais.

O calendário do futebol brasileiro terá início no dia 2 de janeiro, com a abertura da pré-temporada de 18 dias. Os Campeonatos Estaduais seguem estipulados com 18 datas, definidas entre 20 de janeiro e 21 de abril.

Copa América

Assim como em 2018, haverá a interrupção do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil para a disputa da Copa América, que acontecerá entre 14 de junho e sete de julho. A Série B, que teve cinco rodadas disputadas ao longo da Copa do Mundo em 2018, também será interrompida durante a Copa América em 2019.

Oito rodadas da Série B serão disputadas até a parada para a Copa América e a partir de 13 de julho as outras 30 rodadas serão disputadas, até 30 de novembro. A Série A terá 9 rodadas entre 28 de abril e 12 de junho – apenas dois dias antes do início da Copa América – as outras 29 rodadas serão disputadas entre 14 de julho e 8 de dezembro.

Conflitos com as “Datas-FIFA”

O calendário dos clubes brasileiros não será interrompido durante as datas-FIFA e os jogadores convocados por seleções vão seguir desfalcando suas equipes no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

As datas das duas finais da Copa do Brasil vão coincidir com a data-FIFA no mês de setembro. Os dois jogos decisivos da Copa do Brasil estão marcados para 4 e 11 de setembro, e a FIFA prevê jogos das seleções nos dias 5 e 10 deste mês.

Os jogos de volta das oitavas da Copa do Brasil e três jogos de estaduais também serão afetados, assim como o Campeonato Brasileiro, que terá conflitos com alguma data-Fifa em sete rodadas. Partidas das rodadas 8ª, 9ª, 18ª, 24ª, 25ª, 26ª e 33ª devem ter equipes desfalcadas por convocações de seleções.

Campeonato Brasileiro 2019 Série A Série B datas
Voltar